Correio dos Campos

Parque Histórico de Carambeí realiza concurso de trajes da Feira Medieval

No sábado, às 16h, os inscritos no concurso farão um desfile pelo Pavilhão antes da premiação
22 de agosto de 2019 às 12:11
(Divulgação/APHC)

COM ASSESSORIAS – A Feira Medieval do Parque Histórico de Carambeí tem o intuito de proporcionar ao público uma viagem épica pela Idade Média, por diversos períodos e diferentes culturas em um só local. Para fazer uma imersão na história da realeza, cavaleiros, bruxas, vikings o público é convidado a entrar na brincadeira e participar do evento fantasiado. Quem estiver com traje medieval completo será isento da taxa do ingresso.

Esta é a terceira edição da Feira Medieval realizada pelo Parque Histórico de Carambeí, maior museu histórico a céu aberto do Brasil, em parceria com o Chamagrimpa, grupo de estudos históricos e voluntários do evento. Desde a primeira edição da Feira os visitantes são convidados a prestigiar a festa com trajes temáticos da Idade Média.

Para instigar o público a produzir uma fantasia especialmente para o evento e a entrar no clima da era medieval, nesta edição será realizado o Concurso de Trajes da Feira Medieval. No sábado, às 16h, no Pavilhão de Exposições Frísia que fica anexo ao Parque Histórico acontecerá a seleção das melhores fantasias.

O Concurso de Trajes será divido em três categorias, fantasia: escolar produzido por alunos e professores, fantasioso que é inspirado em filmes e séries, histórico baseado em pesquisas. Os quesitos de avaliação para cada grupo serão distintos. Na categoria escolar será avaliado a referência, apresentação do traje, criatividade, sustentabilidade, criação e confecção. Nos trajes fantasiosos será observado a referência, apresentação do traje, criatividade, complexidade do traje e referência artística. Para as fantasias históricas serão cobrados o contexto e referência histórica, apresentação do traje, criatividade, período e região, fidedignidade e complexidade do traje.

A premiação dos três primeiros colocados de cada categoria será um ingresso para o Banquete Medieval, que acontecerá no sábado, ou uma torta inteira do Koffiheuis Parque Histórico de Carambeí. Ficará a critério do ganhador escolher entre o Banquete Medieval ou a torta.

Todos estão convidados a se inscrever no Concurso de Trajes, só é vetada a participação de voluntários do Chamagrimpa e os funcionários do Parque Histórico. O corpo de jurados será formado por 12 pessoas, todas integrantes do Chamagripa.

Os inscritos no concurso farão um desfile pelo Pavilhão, para que o público possa conhecer os participantes e suas fantasias, até chegar ao palco onde os jurados estarão posicionados estrategicamente.

Devido ao tempo, a extensa programação do evento, as inscrições para o Concurso de Trajes será limitada. As inscrições serão realizadas com antecedência pelo e-mail [email protected], pelo whatsapp (42) 98818-3712 e no sábado, das 13h às 15h30, durante o evento.

Serviço:

A Feira Medieval do Parque Histórico de Carambeí será nos dias 24 e 25 de agosto, das 13h às 22h. O ingresso para o evento será no valor de R$5, inclusive para caravanas, grupos escolares e grupos de terceira idade. Crianças até 12 anos acompanhadas dos pais e pessoas com traje medieval completo serão isentas do ingresso social. Mais informações no site www.aphc.com.br/medieval, ou pelos telefones 42 3231-5063 e 98433-4639.