Correio dos Campos

Frísia é destaque em concurso de silagem

Cooperados da Frísia conquistaram os dez primeiros lugares da competição anual
21 de agosto de 2019 às 09:31
O produtor Augustinho Andreatto, o presidente da Frísia Cooperativa Agroindustrial, Renato Greidanus, a produtora campeã do Concurso de Silagem, Vera Maria Andreatto e o presidente da Fundação ABC, Andreas Los. (Daniel Calvo/Fundação ABC)

COM ASSESSORIAS – Todos os produtores premiados no Concurso de Silagem de Milho durante a Agroleite 2019 na última sexta-feira (16) são cooperados da Frísia Cooperativa Agroindustrial. A campeã do concurso foi a cooperada Vera Maria Andreatto, produtora de Prudentópolis que, além do troféu concedido aos dez ganhadores, também foi premiada com uma viagem técnica para os Estados Unidos. Esta é a sexta vez que um cooperado da Frísia conquista o primeiro lugar da competição. Em seguida estão os produtores: Dirk Marinus van Vliet, Roderik W. Van Der Meer, Leonardo Renato Los, Ricardo Tasior, Helmuth Schmidt, Roderik W. Van Der Meer, Bauke Dijkstra, Anna Christie de Geus e José Marcos Bonawitz.

Promovido pela Fundação ABC, instituição de pesquisa e desenvolvimento agropecuário, a competição premia anualmente as dez silagens de maior qualidade dos Campos Gerais, região que tem a maior bacia leiteira do Brasil. Participam do concurso cooperados da Frísia, Capal e Castrolanda. A silagem é o processo de armazenamento da forragem que garante baixa perda nutricional e longo período de armazenamento do alimento por meio de fermentação controlada.

O coordenador de Pecuária de Leite da Frísia, Jefferson Pagno, explica que a silagem de qualidade é fundamental porque impacta financeiramente na propriedade. “A alimentação do rebanho representa de 50 a 55% do custo do produtor. O resultado do concurso desse ano reflete um trabalho de equipe que envolve os técnicos da Frísia, dos prestadores de serviço e dos nossos cooperados. Quando a qualidade da silagem é combinada a uma boa ração, os reflexos são vistos na produtividade do animal e, consequentemente, na rentabilidade do produtor”, finaliza.

Nesta edição foram realizadas 250 inscrições. As amostras são retiradas por técnicos da Fundação ABC e posteriormente analisadas em laboratório, com base em critérios definidos pela instituição em conjunto com os coordenadores técnicos das cooperativas Frísia, Capal e Castrolanda.