Correio dos Campos

UniSecal discute a produção e possíveis melhorias no Jornalismo entregue à comunidade

Ao todo foram apresentados dez artigos científicos e/ou relatos de experiência no ‘PubliJor’. Para a 2ª edição, objetivo é torna-lo internacional
31 de julho de 2019 às 14:41
(Divulgação/UniSecal)

COM ASSESSORIAS – Preocupado com a construção de um jornalismo sério, responsável e que contribua cada vez mais com o desenvolvimento de nossa sociedade, o curso de Jornalismo do Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) realizou, nos dias 24 e 25 de julho, o ‘I Seminário de Iniciação Científica para Publicações em Jornalismo (PubliJor 2019)’. A 1ª edição do ‘PubliJor’ aconteceu no Campus I da UniSecal (Rua Barão do Cerro Azul, 827, Centro, Ponta Grossa/PR) e reuniu professores mestres e doutores e acadêmicos da graduação. O evento contou com a apresentação de pesquisas sobre Jornalismo, Guerras e Conflitos (Jorgcon) e Jornalismo, noticiabilidade e Internet (Jonoin).

Com o tema ‘Jornalismo produzindo ciência como resistência acadêmica’, o coordenador geral do ‘PubliJor’, Prof. Dr. Helton Costa, ressalta que o evento atendeu as expectativas e espera que ocorram retornos positivos para a comunidade. “Para a próxima edição, nosso plano é expandir o seminário e torna-lo internacional. Quanto a eventos de iniciação científica, é importante para pensarmos o Jornalismo enquanto sua função social, devolvendo para a sociedade um tipo de pensamento mais crítico e, também, para que os participantes repensem a própria profissão enquanto suas atitudes e forma de produção”, explica Costa.

Além dos pontos destacados acima pelo coordenador do curso de Jornalismo da UniSecal, o jornalista e mestre em Jornalismo, Afonso Ferreira Verner, que participou do ‘PubliJor’ com a pesquisa “Valores-Notícia E Critérios De Noticiabilidade Na Web: A ‘Presença’ Da Audiência E A Necessidade De Uma (Re)Discussão Teórica”, relata a importância de se discutir o jornalismo cientificamente. “Acredito que aproximar o campo prático da teoria (academia) é o melhor caminho para combater a precarização da prática jornalística e também os movimentos que deslegitimam a imprensa como instituição social. Por isso, acredito que discutir ciência e discutir ciência jornalística é uma forma de garantir melhorias na prática dos jornalistas em retratar o mundo de forma mais democrática e plural”, comenta Verner.

Conhecimento prático e teórico

No decorrer dos quatro anos do curso de Jornalismo da UniSecal, os acadêmicos, desde o 1º período, estão em contato com atividades práticas. E, juntamente com a teoria dos professores mestres e doutores, os alunos recebem um aprendizado de qualidade. A junção entre essas duas vertentes resultou na pesquisa realizada pelas estudantes do 6º período em Jornalismo, Daniele Ribeiro e Stefhani Romanhuk.

Com o nome “Relato de Experiência: Estágio Correspondentes em Assuntos Militares – ECAM”, as acadêmicas participaram do projeto em novembro passado, que foi promovido pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme). De acordo com Daniele, alinhar prática e teoria é fundamental para a sua formação como jornalista. “É extremamente importante em qualquer profissão. Para nos desenvolvermos como profissionais precisamos encarar a realidade, colocar em prática as técnicas que aprendemos em sala. Por conta disso, sempre aproveito todas as oportunidades que tenho”, afirma.

Sobre a realização da pesquisa teórica, Stefhani acredita que a participação no ‘PubliJor 2019’ renderá resultados positivos, tanto para sua formação, como para a comunidade. “Através dessa construção prática científica, o nosso senso crítico expande, nos dá uma maior capacidade de identificar o que é relevante para a sociedade e nos mostra que é possível fazer um jornalismo mais apurado, sério e verdadeiro”, finaliza.

Acessibilidade no Jornalismo

Um dos assuntos abordados no evento de Iniciação Científica foi a acessibilidade no Jornalismo. O acadêmico do 8º período, Gabriel Fonseca, trouxe a pesquisa intitulada “Acessibilidade PG”. O portal de notícias criado pelo aluno tem como objetivo trazer informações relacionadas à acessibilidade e, além disso, o site traz facilidades para pessoas com deficiência visual, por exemplo. Gabriel, que é deficiente visual, exalta a importância em se falar sobre o assunto, dentro do campo do Jornalismo. “As discussões sobre acessibilidade e aplicação de forma prática irão contribuir para o protagonismo das pessoas com deficiência na sociedade e nos meios de comunicação. Divulgar ações referentes à inclusão social em uma plataforma acessível para todos, contribui para o acesso a informação e o fortalecimento da cidadania”, diz o futuro jornalista.

E durante a sua apresentação, Gabriel apresentou algumas ideias que possam facilitar a inclusão das pessoas com deficiência no jornalismo. “Inserir descrição de imagens após as fotos e legendas, áudios descrição nas imagens presentes em matérias e reportagens, e legendas ocultas para pessoas com deficiência auditiva. Além disso, os sites também devem seguir diretrizes e normas de acessibilidade”, completa Fonseca.

PubliJor

A 1ª edição do ‘Seminário de Iniciação Científica para Publicações em Jornalismo (PubliJor 2019)’ teve como objetivo principal realizar a integração pesquisa-ensino-extensão entre os corpos discente e docente, no âmbito da Graduação e Pós-Graduação, e o intercâmbio com pesquisadores de outras Instituições de Ensino Superior (IES) de Ponta Grossa (PR) e região dos Campos Gerais. Ao todo foram apresentados dez artigos científicos e/ou relatos de experiência.