Correio dos Campos

Pastoral da Sobriedade oficializa novos grupos

3 de julho de 2019 às 17:01
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Três novos grupos da Pastoral da Sobriedade estão sendo oficializados na Diocese de Ponta Grossa. Nesta quinta-feira (4), o coordenador diocesano da Pastoral, Claudimar Barbosa da Silva, dará posse aos integrantes da coordenação na Paróquia Imaculada Conceição, em Carambeí. Na próxima segunda-feira, serão empossados os responsáveis pelo grupo de apoio na Paróquia Santa Rita, em Ponta Grossa, e, na última terça-feira, tomaram posse os coordenadores paroquiais da Paróquia São Sebastião, em Ortigueira.

Na São Sebastião e na Imaculada Conceição, os agentes da Pastoral da Sobriedade participaram do último curso de formação e capacitação, realizado em maio, na Casa de Retiros da Copiosa Redenção, em Uvaia. O grupo de apoio da Paróquia Santa Rita, vem se reunindo na Casa Geral da Copiosa Redenção, atendendo familiares e egressos das comunidades terapêuticas Padre Wilton e Rosa Mística, ambas mantidas pela Congregação da Copiosa Redenção. “Com um passo de cada vez, como ensina o seu Programa de Vida Nova, a Pastoral da Sobriedade vai se expandindo na Diocese de Ponta Grossa, com a sua missão de evangelizar através da busca da sobriedade como modo de vida”, comemora Claudimar Barbosa, destacando que o crescimento tem sido natural, à medida em que párocos e leigos compreendem a importância da prevenção, do tratamento e da reinserção social e familiar de dependentes químicos e seus familiares.

História

A Pastoral da Sobriedade foi criada por iniciativa do então bispo de Lins, SP, dom Irineu Danelon, mediante aprovação da Assembleia Geral da CNBB, em abril de 1998. A Pastoral da Sobriedade está presente em 167 dioceses, atingindo mais de seis milhões de pessoas. A Pastoral da Sobriedade atua na prevenção, intervenção, recuperação e articulação nos Conselhos de Políticas Públicas para lutar por melhorias e direitos.

Na Diocese de Ponta Grossa, a Pastoral da Sobriedade chegou a ser organizada , mas acabou se desarticulando, até ser restaurada, por iniciativa de um grupo de paroquianos da Capela São Martinho de Lima, da Paróquia Santo Antônio, em Ponta Grossa, que fizeram formação na Diocese de Guarapuava e retomaram o grupo de autoajuda em julho de 2017.

Na Diocese, a Pastoral da Sobriedade está presente em quatro paróquias: Santo Antônio, através da Capela São Martinho de Lima, no Jardim Carvalho; Santa Rita, através da Casa Geral da Copiosa Redenção, na Ronda; Imaculada Conceição, em Carambeí; e São Sebastião, em Ortigueira.

Como implantar

O pároco ou o responsável pela comunidade eclesial, por recomendação do Conselho Pastoral, por iniciativa própria ou por sugestão de algum leigo, convida um grupo de pessoas para trabalhar a favor da vida, a fim de formar na paróquia uma equipe interessada na implantação do Grupo de Autoajuda da Pastoral da Sobriedade, priorizando novas lideranças.

Os componentes da equipe são encaminhados à participação no curso de formação e capacitação de agentes da Pastoral da Sobriedade. Os agentes articulam, em reunião com o pároco, local, dia e horário das reuniões do grupo de autoajuda, em sintonia com a coordenação diocesana.