Correio dos Campos

Crea-PR: 85 anos de história!

* Por Vânder Della Coletta Moreno - Engenheiro Agrônomo, Gerente do Crea-PR em Ponta Grossa
11 de junho de 2019 às 18:00

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, mais conhecido pela sigla Crea-PR, completa no dia 11 de junho mais um aniversário de fundação. São 85 anos de história. A instalação do Conselho em nosso Estado atendeu ao Decreto Federal nº 23.569 de 1933, assinado pelo Presidente Getúlio Vargas, que regulamentou as profissões de Engenheiro, de Arquiteto e de Agrimensor e criou o Conselho Federal e os Conselhos Regionais.

Na época, as especialidades existentes eram poucas e restritas ao Engenheiro Civil, Engenheiro Industrial, Engenheiro Mecânico Eletricista, Engenheiro Eletricista, Engenheiro de Minas, Engenheiro Geógrafo ou Geógrafo, Agrimensor e Engenheiro Agrônomo. Com o passar dos anos, as especialidades se multiplicaram e, com elas, o desafio do Crea-PR em prestar um serviço público de qualidade para a sociedade.

Atualmente o Conselho está presente em 399 municípios do Paraná por meio das fiscalizações que realiza em construções privadas, públicas, produção industrial, empresas prestadoras de serviços técnicos, segurança do segurança, dentre outras várias atividades em que a participação dos profissionais é necessária para a obtenção dos resultados econômicos desejados e a preservação da incolumidade das pessoas e do meio ambiente.

São quase 86 mil profissionais e 20 mil empresas habilitadas junto ao Conselho no Estado, que conta ainda com profissionais voluntários nos cargos de conselheiros, inspetores, diretoria e presidência, sempre empenhados em trazer a público o debate de temas essenciais ao desenvolvimento do Paraná, destacando a importância do olhar técnico sobre as questões de infraestrutura, meio ambiente e segurança.

A estrutura funcional do Conselho está presente em 35 Inspetorias espalhadas por todo o Estado, possibilitando o atendimento efetivo aos profissionais, empresas e sociedade em geral, além da estrutura informatizada que permite o acesso a serviços online, via site e aplicativo. Pensando na gestão de seus produtos e serviços, o Crea-PR é certificado pela ABNT NBR ISO 9001, o que demonstra o compromisso com a gestão de qualidade. A melhoria contínua é o que permeia as atividades de rotina do Conselho, além do planejamento estratégico que define as ações de longo prazo.

Com a regulamentação das profissões, a sociedade busca ter segurança na obtenção de serviços técnicos profissionais em várias áreas. As profissões ligadas à Engenharia, Agronomia e Geociências têm no Crea o seu amparo para serem exercidas, de forma a cumprirem seu papel na sociedade, gerando soluções e desenvolvimento a todos.