Correio dos Campos

Terezinha Rain é a vencedora do concurso realizado pelo Parque Histórico e Frederica’s Koffiehuis

27 de maio de 2019 às 14:28
(Fotos: Divulgação/APHC)

COM ASSESSORIAS – A ganhadora do concurso cultural gastronômico Sua Torta Faz História, realizado pelo Parque Histórico de Carambeí e Frederica’s Koffiehuis, é Terezinha Rain, que apostou em uma receita de Torta de Abóbora Gourmet.

Terezinha é diarista, tem 46 anos, mãe de seis filhos, mora em Carambeí desde que nasceu, adora cozinhar e há dois anos começou a fazer empadões e tortas para conhecidos. Foi inscrita no concurso por sua amiga Patrícia Kremer, uma de suas grandes incentivadoras.

“Conosco há quase 10 anos, Terezinha e sua família já fazem parte da nossa. Ela é uma pessoa com dons incríveis, ama seu serviço e realiza de forma impecável. Tem um dom espetacular na cozinha, tudo o que faz, é saboroso, sempre a incentivamos a ousar. Sempre acreditei no seu potencial, por isso quando vi a publicação do concurso, imediatamente imprimi o regulamento e fiz a sua inscrição”, conta Patrícia.

A confeiteira amadora comenta que teve medo, mas aceitou o desafio proposto. “No início não acreditei em meu potencial, tive receio, mas incentivada por minhas amigas Patricia e Rosane fui em busca de uma receita com história, que fosse digna de ganhar a competição. Foi então que lembrei de um antiga receita da saudosa Leentje Jannegj de Geus Aardoon, que há trinta anos, quando trabalhava em sua casa preparou uma saborosa torta de abóbora com especiarias e me ensinou a fazer”.

Da receita original, criada por Leentje, nos anos 80, compartilhada com Terezinha só sobrou a abóbora e as especiarias. A torta ganhadora do concurso, está completamente diferente, após ajustes feitos com o auxílio de Rosana Definski.

“Quando soube que Terezinha foi inscrita no concurso e queria fazer um torta de abóboras achei que teria grande chances de vencer. Porém a receita parecia ser muito saborosa e muito simples, necessitava de um refinamento para se tornar digna de participar de um concurso como esse. Considerando que Carambei é reconhecida por suas famosas tortas, seria uma enorme responsabilidade apresentar a Torta de Abóbora, capaz de conquistar o primeiro lugar, pois a abóbora é um ingrediente singular e pouco usual na culinária mais refinada. A ideia era fazer uma torta inovadora, uma releitura das lembranças da Terezinha da receita criada nos anos 1980, por isso minhas sugestões foram de inovar”, explica Rosane Definski.

Terezinha pegou a receita que aprendeu com Leentje e com o auxílio da Rosana, que é uma excelente cozinheira, adaptaram a realidade de novos condimentos utilizados atualmente na confeitaria. Da receita original só sobrou a abóbora e as especiarias. Como uma explosão de sabores a Torta de Abóbora Gourmet conquistou o exigente paladar dos jurados. “Considerando que vivemos uma época que as pessoas se preocupam com alimentação balanceada e saudável, desta forma optamos pela inclusão de um mix de farinha funcional, que é a Farinha de Coco, misturada com um pouco de trigo apenas para dar a liga, pois no primeiro teste, somente com a de coco, ela ficou desmanchando depois de assada. Foi acrescentado ingredientes para a inovação do sabor a massa, uma camada de beijinho antes do recheio, que foi melhorada a consistência com o Cream Chesse, acrescentamos mais especiarias além do cravo e canela, finalizando com o crocante de coco. Sabemos que abóbora e coco é uma parceria perfeita”, explica Rosana.

“Existem vários truques para se fazer uma boa torta, e o resultado final deve ser harmônico. Desde uma torta simples até uma mais elaborada, o segredo é saber valorizar os ingredientes que estão sendo utilizados, destacando os diferentes sabores e as texturas na torta. E na minha concepção foi este equilíbrio e a valorização dos ingredientes, que levou a Torta de Abóbora Gourmet para o primeiro lugar”, comenta Jessica Teles, professora de gastronomia da Unicesumar e integrante do júri.

Terezinha dedica a conquista da primeira colocação a todos que a incentivaram. “Essa torta é uma homenagem a Leentje, que chamava carinhosamente de oma (avó em holandês), que me ensinou que o grande segredo da confeitaria é o amor colocado em cada receita. Dedico a vitória em primeiro lugar a Deus, a todos que me incentivaram e até emprestaram suas cozinhas para os testes. A Patrícia Kremer por me inscrever, por ser meu uber, por acreditar no meu potencial, comprar os ingredientes dos testes e levar para tantas pessoas experimentarem. A querida Rosana Definski, que é uma excelente cozinheira, por todas as dicas que tornaram a Torta de Abóbora Gourmet tão saborosa”.

O público poderá conhecer e degustar a saborosa Torta de Abóbora Gourmet, que integrará o cardápio de tortas doces do Koffiehuis Parque Histórico e do Frederica’s Koffiehuis. A premiação do primeiro lugar no concurso contemplou: a torta ganhadora integrará o cardápio de tortas doces dos estabelecimentos, um tour por confeitarias de Curitiba com o Curitidoce, dez horas de consultoria com o Sebrae, R$500 em compras no Supermercado Rickli e uma bolsa de graduação na modalidade EAD pela Unicesumar.