Correio dos Campos

Princesa dos Campos realiza atividades do Maio Amarelo

11 de maio de 2019 às 19:04
(Divulgação/Princesa dos Campos)

COM ASSESSORIAS – Uma série de palestras nas mais diversas unidades fazem parte da programação do Maio Amarelo da Expresso Princesa dos Campos. A empresa, que conta com uma frota de mais de 400 ônibus, além do serviço de Encomendas com cerca de 450 caminhões, tem na segurança no trânsito um dos seus principais focos de atenção.

Conforme Florisvaldo Hudinik, diretor-presidente da Princesa dos Campos, os cuidados com a direção e a segurança no trânsito de maneira integral são assuntos de primeira importância dentro da empresa. “A direção está ligada a todas as nossas atividades e é decisiva para o nosso trabalho, mas, principalmente para o nosso bem mais importante: as vidas dos nossos profissionais, dos nossos clientes e de todos os motoristas, passageiros e pedestres que circulam pelas mesmas que vias que os ônibus e caminhões da Princesa dos Campos”, ressalta.

Embora as ações voltadas à qualidade da direção sejam realizadas permanentemente pela empresa, durante o Maio Amarelo, movimento realizado com o objetivo de chamar a atenção da sociedade e colocar em pauta o tema segurança viária, as ações são intensificadas. “Faremos uma programação específica nas nossas garagens de Ponta Grossa, Guarapuava, Curitiba e Cascavel, todas com foco em educação e segurança no trânsito”, destaca João Paulo Szymczak, técnico em Segurança do Trabalho e responsável pela organização das atividades do Maio Amarelo.

A programação tem início na próxima semana, em Ponta Grossa, onde a Polícia Rodoviária Federal fará uma palestra com o tema ‘Segurança no Trânsito’. Em Guarapuava, o assunto será ‘Segurança: dever de todos’, já em Curitiba será ‘Educação no Trânsito’, enquanto em Cascavel será ‘Segurança no Trânsito. Nas três unidades, os assuntos serão trabalhados por equipes do Sest/Senat.

Durante todo o decorrer do ano, as temáticas segurança e educação no trânsito e direção defensiva são trabalhadas nas mais diversas oportunidades. Para iniciar as atividades na empresa, os motoristas, logo que são contratados, passam por uma capacitação específica e, anualmente, fazem reciclagem para garantir um desempenho sempre prudente e seguro ao volante. Paralelamente, os profissionais recebem treinamento sobre direção defensiva.

Além disso, durante programações como Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) e Abril Verde a empresa insere assuntos voltados à segurança no trânsito. Na última edição da Sipat, por exemplo, foi feita uma ação com óculos que simulam embriaguez (como se os participantes tivessem ingerido uma garrafa de destilado). “Utilizando o equipamento, os profissionais seguravam um volante e tinham que fazer um percurso com pequenos cones que simbolizavam pedestres. O resultado foi muito tocante porque eles se deram conta do efeito do álcool em uma pessoa que está dirigindo e o quanto isso é nocivo para a atividade deles”, conta João Paulo.

“Ações como essas têm como objetivo agir no comportamento dos nossos profissionais, fazê-los refletir sobre seus atos e também pensar em como evitar possíveis erros”, completa Hudinik.