Correio dos Campos

Especial Dia das Mães: Três sugestões de receitas para um dia inesquecível

Alegra ensina a preparar pratos simples com carne suína para o almoço de Dia das Mães
9 de maio de 2019 às 10:33
Para mães que gostam de algo leve: Salada Caesar com picanha suína. (Divulgação)

COM ASSESSORIAS – No próximo domingo (11) é comemorado o Dia das Mães, e a Alegra, fabricante de alimentos de origem suína, apresenta três receitas práticas para a data.

Para mães que apreciam uma boa massa: Spaghetti com ragu de linguiça toscana

Muitas vezes, as massas são boas escolhas para o almoço de Dia das Mães: spaghetti, talharim, conchiglione, ravióli… Com tantas opções, a dica da Alegra para um prato de sabor marcante é utilizar a linguiça toscana e o molho de tomate, ingredientes típicos das “nonas italianas”.

Ingredientes:

-500g de linguiça toscana

– 1kg de spaghetti

– 3 dentes de alho picados

– ½ cebola média picada

– 10 cogumelos frescos laminados

– 50ml azeite

– 1 colher de sopa de orégano fresco

– 1 colher de sopa de manteiga

– 600ml de molho de tomate

– Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Para o ragu, em uma frigideira aquecida, coloque o azeite de oliva, a cebola, o alho e deixe refogar. Acrescente a linguiça sem a pele, esmague com uma colher e refogue até dourar. Adicione os cogumelos laminados, deixar refogar, mexendo até que os cogumelos diminuam de volume um pouco. Coloque o orégano, o molho de tomate e a manteiga. Após ferver, corrija o sal e a pimenta. Para a massa, em uma panela com água fervente, coloque o sal e, em seguida, o spaghetti. Mexa e deixe cozinhar por 6 minutos. Escorra e sirva com o ragu.

Para mães que gostam de algo leve: Salada Caesar com picanha suína

Quem disse que salada é um prato “sem graça”? Com ingredientes variados, acompanhamentos diferentes e molhos saborosos, esses pratos se tornam a alimentação ideal, capaz de agradar até os paladares mais exigentes. A sugestão de prato simples é uma salada Caesar com picanha suína.

Ingredientes:

180g de picanha suína
1 alface americana
1 pacote de queijo parmesão ralado grosso
Torradinhas
Maionese
Suco de ½ limão
1 dente de alho
Azeite de oliva

Modo de preparo:

Aqueça a frigideira (ou grill), coloque a picanha suína, tempere conforme preferência (sal, alho, cebola, etc) e grelhe por aproximadamente quatro minutos. Vire a carne e mantenha por mais quatro minutos. Para a salada, bata a maionese, o alho, o suco de limão e o azeite até formar um molho. Pique a alface em pedaços grandes e forre o prato com as folhas. O segredo é preservar a crocância da alface e das torradas, que podem ser compradas prontas ou feitas em casa com pão. Derrame o molho por cima com as torradinhas e com o queijo parmesão e junte com a carne já preparada.

Para mães que adoram uma feijoada

Feijoada pode até ser comida de sábado, mas o dia é das mães, e elas merecem o prato mais popular do Brasil. Com uma receita simples, que pode ser feita em pequena, média ou grande quantidade, a feijoada com Alegra pode ser uma opção para reunir a família.

Ingredientes:

– Kit com Ingredientes para feijoada Alegra

– Cebola e alho a gosto

– Óleo de Canola

– 300g de feijão

– Sal/Pimenta do Reino

– Molho de Mostarda

Modo de preparo:

Remova o produto da embalagem na véspera do preparo. Separe os itens defumados (linguiça e bacon) e guarde na geladeira. Os itens salgados, lavar em água corrente e depois colocar em água fria até o momento do preparo. Antes de utilizar, lavar novamente em água corrente e ferver em água limpa por 15 minutos.Esquente o óleo de canola em uma panela para refogar a carne, e aos poucos acrescente a cebola e o alho. Acrescente o feijão, o sal e a pimenta do reino e deixe cozinhar por 45 minutos. A dica Alegra para engrossar o caldo do feijão é retirar uma concha, batê-la no liquidificador e devolvê-la à panela. Para finalizar, reforçe o tempero de sal e pimenta do reino a gosto. E não esqueça dos acompanhamentos: arroz branco, couve-refogada, vinagrete, farofa e laranja.