Correio dos Campos

Voluntários da Feira Medieval receberam workshop de indumentária

Os integrantes do Cavaleiros Ultramar aprenderam a confeccionar duas peças de um traje europeu masculino do século XIII, encontrado nos manuscritos da Bíblia de Morgan
7 de maio de 2019 às 18:57
(Imagens: Divulgação/APHC)

COM ASSESSORIAS – Voluntários da Feira Medieval do Parque Histórico de Carambeí participaram de um workshop sobre indumentária medieval. A oficina foi direcionada a guilda Cavaleiros de Ultramar, que no evento representa os períodos das Cruzadas que aconteceram na primeira metade do século XIII.

O diferencial do evento medieval do Parque Histórico em relação a outros com a mesma tipologia é o caráter comunitário, entusiastas e pesquisadores de Idade Média se envolvem diretamente na realização e organização de atividades da feria. Para organizar o evento, desde a primeira edição em 2017, foi criado o grupo de estudos medievais Chamagrimpa que é dividido em equipes de acordo com interesse para pesquisar a temática e assim surgiu o Cavaleiros de Ultramar.

O workshop foi realizado para o grupo que durante o evento utiliza trajes históricos, do período das Cruzadas. “O intuito do workshop foi recriar duas peças muito comuns do vestuário europeu do século XIII e preparar os voluntários para os seus respectivos papéis no evento”, explica Lucas Kugler, historiador do Núcleo Educativo do Parque e idealizador do evento medieval.

Eduardo Felipe Ramos é integrante do Cavaleiros de Ultramar e um dos coordenadores do Ordem Pendragon, grupo de estudos de HEMA (esgrima medieval histórica europeia), relata como surgiu a proposta da atividade. “Com a ideia de começar a fazer trajes históricos, nasceu a necessidade de unir a equipe e pesquisar em grupo. Como a proposta foi bem recebida e tinham algumas pessoas com habilidades para costura, percebemos que fazer um workshop seria a melhor forma de colocarmos a ideia em prática”.

O grupo aprendeu a fazer duas peças da indumentária masculina do século XIII, as hoses (meiões) e as braies (bragas). As duas peças estão ilustradas na Bíblia de Morgan, manuscrito produzido no séc. XIII. A hose também é conhecida como chausses, era um meião utilizado por baixo da braie e que formavam uma calça. A braie é uma peça comum em alguns períodos medievais, principalmente na Idade Média Central, é um calção de comprimento variável preso na cintura por um cordão ou uma cinta. Era comum ver bolsas amarradas nas cintas das braies.

Tanto as hoses quanto as braies eram confeccionas em linho, algodão ou seda. O material para produzir as peças variava de acordo com a classe social do indivíduo. “Durante o workshop reproduzimos o vestuário com materiais contemporâneos para testar o molde, mas pretendemos recriar as peças com o tecido e a técnica histórica”, conta o historiador.

Eduardo descreve como foi montada a atividade. “Na primeira edição do workshop sobre vestimentas medievais, demos ênfase a parte inferior do traje masculino, pesquisando em manuscritos medievais, vídeos sobre o assunto, fomos atrás de moldes já feitos, todos os participantes acrescentaram com algo e aos poucos fomos decidindo o que usar. Para colocar em prática, com tudo decidido, ensinamos desde as medições de costura, moldes e até finalização.”

Kugler afirma que o workshop foi um aquecimento para o evento que acontecerá no mês de agosto, também foi uma oportunidade para aproximação do recreacionismo histórico. “Nessa modalidade, a comunidade costuma ser autossuficiente na hora de recriar os elementos do cotidiano do período em questão. A informação histórica não está apenas no visual, mas também no saber fazer”.

Serviço:

A terceira edição da Feira Medieval acontecerá nos dias 24 e 25 de agosto, no Parque Histórico de Carambeí. A entrada será R$ 5, crianças até 12 anos e o público com traje medieval serão isentos da taxa. Mais informações pelos telefones 42 3231-5063 e 98433-4639.