Correio dos Campos

UniSecal promove curso sobre o ensino das ciências na Educação Infantil

Aula apresentará conceitos teóricos e práticos sobre a importância de explorar o meio social, natural e físico, por meio do aprender a aprender
24 de abril de 2019 às 15:03
Acadêmicos, alunas do Magistério e comunidade podem participar. (Reprodução/Internet)

COM ASSESSORIAS – O curso de Pedagogia da UniSecal está promovendo o curso de extensão ‘Cientistas em ação: trabalhando ciências na Educação Infantil’. Objetivo é perceber a importância do ensino de ciências para a constituição do processo de criação e desenvolvimento da criança de Educação Infantil. A aula acontecerá no dia 4 de maio, sábado, das 9h às 13h, na Unidade Sede da instituição (Rua Barão do Cerro Azul, 827, Centro, Ponta Grossa/PR). Acadêmicos e egressos da UniSecal, alunas do Magistério e interessados podem se inscrever no site do centro universitário (http://unisecal.edu.br/de-extensao/).

Com vagas limitadas, o curso apresentará conceitos teóricos e práticos sobre a importância de explorar o meio social, natural e físico, por meio do aprender a aprender. Durante a aula, os participantes:

– Compreenderão as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade de modo a explicar, argumentar e se posicionar a respeito do mundo que o cerca;

– Entenderão sobre a importância da Alfabetização Científica na Educação Infantil;

– Conhecerão conceitos das Ciências da Natureza em um processo que envolve curiosidade, busca de explicações por meio de observação, experimentação, registro e comunicação de ideias, utilizando diferentes linguagens;

– Identificarão os movimentos do “fazer Ciência” reconhecendo seu papel neste processo;

– Trabalharão com experimentos em Ciências, entendendo-os como modelos para o estudo da realidade.

A educadora responsável pelo curso será Juliana Sauerbier, que comenta a relevância em abordar este assunto no ensino da docência. “O uso de metodologias mais investigativas, críticas, exige o papel do professor enquanto mediador do conhecimento no processo educativo, e será a partir de seu conhecimento que fornecerá subsídios para que seus alunos cheguem ao conhecimento científico esperado. Por isso da relevância de trabalhar essa temática com a formação docente”, explica a professora.

Inscrições até 29 de abril

Os interessados em participar do curso de extensão precisam se inscrever até a próxima segunda-feira, 29 de abril. Acadêmicos e ex-alunos da UniSecal necessitam investir o valor de R$ 15. Para a comunidade externa, a aula tem o investimento de R$ 20. O pagamento deve ser efetuado via boleto bancário. Ao final da atividade, os participantes receberão um certificado de atividades extracurriculares no total de 4h.

Outras informações sobre os cursos de extensão da UniSecal podem ser encontradas no site da instituição (http://unisecal.edu.br/) ou na Central de Relacionamento nos telefones (42) 3220-6700 e (42) 9 9107-6446.