Correio dos Campos

Parque Histórico e Frederica’s oferecem workshop sobre regras básicas de higiene e segurança na alimentação

O evento destinado aos participantes do Concurso Cultural Gastronômico ‘Sua Torta Faz História’ foi ministrado pelo professor Paulo Ricardo Los do curso de gastronomia da Unicesumar
22 de abril de 2019 às 19:41
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Inscritos no Concurso Cultural Gastronômico ‘Sua Torta Faz História’, organizado pelo Parque Histórico de Carambeí e pelo Frederica’s Koffiehuis, participaram de workshop gratuito sobre regras básicas de higiene e segurança ministrado pelo professor da Unicesumar Paulo Ricardo Los, mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

O concurso tem por finalidade aproximar a comunidade local do Parque e do Frederica’s, difundir a história e o patrimônio imaterial, o saber fazer que está ligado as raízes holandesas das duas marcas que são referências na região, descobrir talentos carambeíenses na gastronomia e proporcionar aos participantes a profissionalização por meio de bolsa de estudos da Unicesumar na modalidade EAD.

No processo do concurso foi programado três workshops com a finalidade de proporcionar aos participantes uma base para que todos, amadores e candidatos com experiência na área, possam competir igualmente.

A candidata Flávia Aparecida Ribeiro, trabalha no RH dos Supermercados Rickli, declara-se amadora e afirma que as técnicas passadas no workshop irão auxiliar muito no processo da construção de sua receita. “Na verdade eu gosto de cozinhar, gosto de assistir programas como Master Chef e Batalha dos Confeiteiros. Quando vi a divulgação do concurso pensei que poderia ser uma experiência bem interessante. O workshop foi super importante, pois as boas práticas e a segurança alimentar podem garantir a saúde de quem consome os alimentos que nós preparamos. Por mais que tenha sido rápido, o conteúdo ajudou bastante, principalmente a dica que ele deu sobre a temperatura e armazenamento”.

O primeiro workshop foi sobre regras básicas de higiene e segurança. O conteúdo preparado pelo professor Paulo teve exemplos práticos de como a falta de atenção na cozinha durante os processos pode afetar a qualidade do alimento, causar doenças e contaminações de cunho alimentar. “O diferencial de saber regras de higiene e segurança faz com que a qualidade dos produtos finais melhorem, além de que o compartilhamento de informações entre os participantes enriquece o conhecimento sobre o assunto, auxilia na elaboração das ideias e melhora dos produtos que serão apresentados no concurso”, explica o professor da Unicesumar.

Na oportunidade, foi entregue aos candidatos presentes um kit da Herança Holandesa, uma das patrocinadoras do concurso.

Serviço:

Está agendado para os participantes mais dois workshops. Na terça, dia 23 de abril, no Frederica’s Koffiehuis acontecerá o workshop que terá como tema O doce Sabor da História ministrado por Felipe Pedroso, historiador e coordenador Cultural do Parque Histórico de Carambeí, pesquisador da história da alimentação, tem como objetivo dar subsídios conceituais na criação e elaboração de receitas. O último workshop, realizado no Parque Histórico, será no dia 25 de abril, ministrado por Paulo Ricardo Los e abordará os seguintes assuntos: criatividade, inovação, elaboração e decoração de pratos.