Correio dos Campos

10ª Conferência Municipal de Saúde reuniu profissionais de saúde em Carambeí

11 de abril de 2019 às 19:25
(Divulgação/PMC)

IMPRENSA/Carambeí – A Prefeitura Municipal, por meio da secretaria de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, realizou nessa quinta-feira, 11, a 10ª Conferência Municipal de Saúde “Democracia e Saúde”, no Centro Comunitário do Idoso (CCI). O evento contou com a participação do chefe da 3ª Regional de Saúde, Robson Xavier da Silva, que no ato representou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, da palestrante, Ana Paula Ohata e gestores da saúde pública municipal, além dos membros do Conselho Municipal de Saúde.

O secretário Municipal de Saúde, Mario José Avais de Mello Filho, frisou a importância da conferência onde propostas foram criadas em conjunto entre gestores, usuários do SUS, servidores municipais e prestadores de serviços. Disse ainda que o evento é um marco de aproximação do governo com o Conselho Municipal de Saúde. “O que nos une hoje é o compromisso de propiciar o avanço da saúde no nosso Município”, destacou.
Para o secretário a 10ª Conferência foi extremamente positiva, com a participação maciça dos profissionais de saúde, instituições, usuários do SUS e prestadores.

Ele ressaltou que foi um momento onde assuntos como os direitos dos usuários do SUS, bem como o financiamento do SUS, foram debatidos e resultaram em propostas dos grupos. “Essas propostas poderão ser encaminhadas para a Conferência Estadual bem como servirão como ações norteadores para desenvolvimento dos instrumentos de gestão como a PAS e o PPA”, contou.

Na oportunidade o chefe da 3ª Regional de Saúde de Ponta Grossa, Robson Xavier da Silva, enalteceu o Sistema Único de Saúde (SUS), que completa 30 anos de implantação, como sendo a maior conquista da população e que está permanentemente ameaçado. Ele comentou que as conferências municipais contribuem para o fortalecimento dos princípios e diretrizes do SUS.

A solenidade de abertura contou com apresentação cultural coordenada pelo diretor do departamento Municipal de Cultura, Rosnei de Oliveira, que presenteou os participantes com um número musical protagonizado pelo cantor mirim Marcelo Borba Junior. Estavam presentes o secretário Municipal de Administração e Negócios Jurídicos, Alexandre Muller, que no ato representou o prefeito Osmar Blum, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marcel Tonon Alves, os vereadores Diego Macedo e Ricardo Enevan