Correio dos Campos

Escola Municipal Tonia Harms recebe Bonecos do Agrinho no Dia Internacional da Conscientização do Autismo

2 de abril de 2019 às 17:46
(Divulgação/PMC)

IMPRENSA/Carambeí – A Escola Municipal Tônia Harms recebeu nessa terça-feira,2, Dia Mundial da Conscientização do Autismo, os bonecos do Programa Agrinho para a apresentação do projeto da professora Sandra Mara Silva Sviercoski que aborda o tema “Autismo, construindo pontes para inclusão”.

A professora Sandra que trabalha com uma turma do terceiro ano relata que o autismo está muito presente no ambiente escolar e é preciso que os alunos e educadores saibam como acolher essas crianças. Ela explica que um dos principais pontos de seu projeto, que integra o Programa Agrinho, é conscientizar os alunos sobre os direitos, previstos em Lei, dos autistas. ” Levarei os alunos a Câmara de Vereadores para que eles possam reivindicar a colocação do símbolo do autista nas placas de atendimento prioritário, muitas vezes pais e acompanhantes passam constrangimento quando estão em filas de agencias bancárias, lotéricas, supermercados, entre outros. A colocação do símbolo é uma forma de evitar essas situações”, argumenta. O projeto prevê também visita na APAE e varias atividades que trarão conhecimentos e informações sobre o universo de uma criança autista para que todos possam contribuir para a formação de um ambiente de convívio democrático.

Na Escola Municipal Tônia Harms, o Programa Agrinho com o tema “As coisas que ligam o campo e a cidade e o nosso papel para melhorar o mundo” será desenvolvido, também pelas professoras Josiane Telles, Luciana Marques, Marcia Kordel, Jaqueline Pires e Renata Ribas.

Os bonecos do programa Agrinho, Aninha e Agrinho, participaram do lançamento e também dançaram com as crianças e pais presentes. A coordenadora de projetos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura,(SMEC), professora Andrea Podolan, comenta que a presença da Aninha e do Agrinho no ambiente escolar traz o entendimento do Programa Agrinho, de maneira mais lúdica. ” Os alunos recebem as informações de forma mais prazerosa onde a criatividade é mais aguçada para que possam elaborar os desenhos e redações que são propostos pelo Programa”, completa.