Correio dos Campos

Atendimento aeromédico completa um ano em Ponta Grossa

O serviço realiza operações resgates aéreos, transporte de pacientes e de órgãos, socorro em rodovias, transferências de recém-nascidos, entre outros
19 de março de 2019 às 15:03
(Divulgação)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Há um ano atrás a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, juntamente com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e de Segurança Pública (Sesp), inaugurou o serviço de atendimento aeromédico, através do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), localizado no aeroporto municipal Comandante Amilton Antônio, mais conhecido como Aeroporto Sant’Ana. De lá para cá muitos atendimentos foram realizados, entre eles resgates aéreos, transportes de pacientes e de órgãos, socorro em rodovias, transferências de recém-nascidos, entre outros. Nos últimos 365 dias, foram realizados 305 atendimentos em 434:30 horas de voo.

“Um grande avanço para a região. Beneficia tanto Ponta Grossa, como a região dos Campos Gerais. Esta base tem um caráter regional, a importância dela é que a população passa a ter um atendimento qualificado, rápido e muito eficiente para o serviço de emergência, isso faz diferença entre a vida e a morte de pessoas”, ressalta o prefeito Marcelo Rangel.

A base aeromédica de Ponta Grossa tem duas atividades paralelas, uma é o atendimento aeromédico, feita pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com médicos e enfermeiros, e com os pilotos do BPMOA. Esta faz beneficiando 57 cidades das regiões de Ponta Grossa, Irati, Guarapuava, União da Vitória e Telêmaco Borba. A outra atividade é a de aeropolicial, destinada especificamente as atividades policiais de patrulhamento, de busca de criminosos e outras ações da Policia Militar. As aeronaves foram cedidas pela Sesa.

“Poder contar com este trabalho é fantástico, pois potencializa os nossos trabalhos, proporcionando segurança às nossas equipes em terra e integração com outras forças, além de oferecer à população uma sensação muito maior de proteção ”, declara o comandante do BPMOA em Ponta Grossa, Major Pucci.