Correio dos Campos

Carne Suína ganha destaque em Festival Gastronômico

Mais de 10 restaurantes participantes do Festival Bom Gourmet incluíram cortes suínos no menu
18 de março de 2019 às 17:04
Cotoletta alla milanese, servida no restaurante Limoeiro Casa de Comidas. (Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Anualmente, são produzidos cerca de 3,7 milhões de toneladas de carne suína no Brasil, sendo o Paraná um dos responsáveis por grande parte dessa produção. Com sabor diferenciado e preço acessível, a proteína faz parte de pratos com as mais variadas composições. “Podemos afirmar que a carne suína possui a gordura mais saudável do mercado, além de compor pratos com apresentações espetaculares”, afirma o chef consultor da Alegra, Maurício Dobis.

Os amantes da gastronomia já podem se preparar para conhecer diversos restaurantes de Curitiba que servirão essa especialidade por um preço diferenciado. Isso porque a cidade recebe, pela 9ª vez, o Festival Bom Gourmet, evento gastronômico que acontece entre os dias 8 e 31 de março e, mais uma vez, conta com o patrocínio da Alegra, marca de carne suína do grupo Unium.

Com duas faixas de preço (R$ 49 ou R$ 59), o festival acontece no almoço e no jantar, de acordo com a horário de funcionamento de cada estabelecimento. São 56 restaurantes participantes e mais de 100 opções de cardápios que incluem entrada, prato principal e sobremesa, e prometem agradar aos mais variados paladares, incluindo dos apreciadores de carne suína.

No restaurante Limoeiro Casa de Comidas uma das opções de prato principal é a “Cotoletta alla milanese”, servida com copa lombo suíno temperado e frito, com molho de queijo e linguini na manteiga finalizado com raspas de laranja. A Chef Vania Krekniski explica que, durante a preparação, a carne é marinada com ervas finas, louro, alho e mais especiarias, e é finalizado com vinho branco. “Na sequência, a carne é passada na farinha de trigo, no ovo batido e na farinha de rosca, e frito em imersão em gordura de algodão”, conta.

Segundo a chef, nos últimos anos, o restaurante percebeu um consumo maior de carne suína, e, por isso, optou por acrescentar no cardápio. “É um alimento de fácil preparação e tem um custo acessível para nós e para o consumidor final. Além de ser fácil de preparar, é uma opção que encaixa em diferentes pratos”, conclui a chef. Esse ano, o restaurante contará com produtos da Alegra durante o Festival.

Já no C’la Vie, restaurante contemporâneo, a aposta é a “Saltimboca de mignon suíno ao molho roti, com risoto de açafrão” e a “Pancetta assada ao molho demi-glace”, servida com quirera cremosa e couve. O Chef Danilo Almeida diz que a ideia é valorizar a carne magra e saborosa, e dar um toque de sofisticação: “transformamos um clássico e mostramos que é possível fazer um prato refinado com uma proteína mais acessível”.

Confira mais restaurantes com opções de pratos com carne suína:

Trinitas
Original Munich
Lagundri
Ken Taki
Lobert Bistrô
Tartuferia San Paolo
Cantina Famiglia Fadanelli
Olivença
Le Réchaud
Restaurante Petit Château

Os restaurantes participantes, pratos e fotos podem ser conferidos no site do festival ou no aplicativo para celular, disponível para Android e iOS.