Carne Suína ganha destaque em Festival Gastronômico

COM ASSESSORIAS – Anualmente, são produzidos cerca de 3,7 milhões de toneladas de carne suína no Brasil, sendo o Paraná um dos responsáveis por grande parte dessa produção. Com sabor diferenciado e preço acessível, a proteína faz parte de pratos com as mais variadas composições. “Podemos afirmar que a carne suína possui a gordura mais saudável do mercado, além de compor pratos com apresentações espetaculares”, afirma o chef consultor da Alegra, Maurício Dobis.
Os amantes da gastronomia já podem se preparar para conhecer diversos restaurantes de Curitiba que servirão essa especialidade por um preço diferenciado. Isso porque a cidade recebe, pela 9ª vez, o Festival Bom Gourmet, evento gastronômico que acontece entre os dias 8 e 31 de março e, mais uma vez, conta com o patrocínio da Alegra, marca de carne suína do grupo Unium.
Com duas faixas de preço (R$ 49 ou R$ 59), o festival acontece no almoço e no jantar, de acordo com a horário de funcionamento de cada estabelecimento. São 56 restaurantes participantes e mais de 100 opções de cardápios que incluem entrada, prato principal e sobremesa, e prometem agradar aos mais variados paladares, incluindo dos apreciadores de carne suína.
No restaurante Limoeiro Casa de Comidas uma das opções de prato principal é a “Cotoletta alla milanese”, servida com copa lombo suíno temperado e frito, com molho de queijo e linguini na manteiga finalizado com raspas de laranja. A Chef Vania Krekniski explica que, durante a preparação, a carne é marinada com ervas finas, louro, alho e mais especiarias, e é finalizado com vinho branco. “Na sequência, a carne é passada na farinha de trigo, no ovo batido e na farinha de rosca, e frito em imersão em gordura de algodão”, conta.
Segundo a chef, nos últimos anos, o restaurante percebeu um consumo maior de carne suína, e, por isso, optou por acrescentar no cardápio. “É um alimento de fácil preparação e tem um custo acessível para nós e para o consumidor final. Além de ser fácil de preparar, é uma opção que encaixa em diferentes pratos”, conclui a chef. Esse ano, o restaurante contará com produtos da Alegra durante o Festival.
Já no C’la Vie, restaurante contemporâneo, a aposta é a “Saltimboca de mignon suíno ao molho roti, com risoto de açafrão” e a “Pancetta assada ao molho demi-glace”, servida com quirera cremosa e couve. O Chef Danilo Almeida diz que a ideia é valorizar a carne magra e saborosa, e dar um toque de sofisticação: “transformamos um clássico e mostramos que é possível fazer um prato refinado com uma proteína mais acessível”.
Confira mais restaurantes com opções de pratos com carne suína:
Trinitas
Original Munich
Lagundri
Ken Taki
Lobert Bistrô
Tartuferia San Paolo
Cantina Famiglia Fadanelli
Olivença
Le Réchaud
Restaurante Petit Château
Os restaurantes participantes, pratos e fotos podem ser conferidos no site do festival ou no aplicativo para celular, disponível para Android e iOS.