Correio dos Campos

Diploma em ensino superior pode garantir mais que o dobro do salário

Quem tem diploma ganha até duas vezes mais do que trabalhador com ensino médio. Salários maiores para quem estuda mais, essa é a realidade do mercado
5 de fevereiro de 2019 às 18:12
(Divulgação/UniSecal)

COM ASSESSORIAS – Com a atual concorrência no mercado de trabalho, em que o desemprego, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atinge 12,2 milhões de brasileiros, uma das saídas para não fazer parte dessa estatística pode estar nos estudos.

De acordo com dados divulgados pelo IBGE, menos da metade dos brasileiros (43%) com ensino médio ingressa no ensino superior. E quando o assunto é quantas pessoas têm o ensino médio concluído, mais da metade da população brasileira (52%) não tem esse nível de formação, segundo pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Investir em educação aumenta gradativamente o salário

Conforme pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), para cada ano de estudo, o salário aumentava quase 15%. Ou seja, uma pessoa que conclui o ensino médio pode ter o salário três vezes maior que uma que não tem.

E quando o assunto é graduação, os números são ainda maiores. O relatório da OCDE mostra que quem faz uma graduação ganha 2,5 vezes mais do que aqueles que estudaram até o ensino médio.

Segundo o coordenador dos cursos de Gestão de Produção Industrial e Gestão de Recursos Humanos da UniSecal, Eneas de Araujo Goes, o estudo não pode ser deixado de lado. “Logo no momento que mais precisam ser um diferencial no mercado de trabalho, as pessoas deixam os estudos em segundo plano”, afirma o professor. Eneas ainda aconselha que “é sempre melhor cortar algum lazer, diminuir alguns gastos aqui e ali, mas sempre avançar na busca de conhecimento”, finaliza o docente.

Diploma pode segurar emprego

De acordo com pesquisa realizada pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), dos que concluíram a faculdade, 47% estão empregadas na área de formação, 18,7% garantiram vaga no mercado de trabalho, mesmo em outra área, e 34,3% estão esperando a contratação em uma empresa. O resultado mostra que, apesar das dificuldades do mercado de trabalho, crise financeira, entre outros, quem está conseguindo manter seus empregos são aqueles que possuem a formação no ensino superior.

Sobre a importância de procurar uma Instituição de Ensino Superior (IES) como a UniSecal, que oferece cursos de graduação e pós-graduação, a coordenadora pedagógica, Rúbia Carla Santi comenta o que a faculdade pode mudar na vida da pessoa. “A UniSecal tem 20 anos no ramo da educação, tendo formado centenas de profissionais para Ponta Grossa, região dos Campos Gerais e para o Brasil. Com certeza a pessoa precisa investir em seus estudos, em um curso com qualidade e isso nós garantimos. Nossa missão é transformar pessoas, ver elas progredirem”, explica Santi.

Vestibular agendado UniSecal está aberto

As inscrições para o ‘Vestibular Agendado UniSecal’ ainda estão abertas. Para aqueles que não conseguiram realizar o processo seletivo tradicional, o Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) disponibiliza a prova agendada, a qual o candidato pode escolher o dia do vestibular que melhor se encaixa com a sua rotina.

Sem custos, os interessados nesta modalidade podem se inscrever pelo telefone (42) 3220-6700, via on-line (http://200.195.205.167/vestibular_agendado/) ou presencialmente na Unidade Sede da UniSecal (Rua Barão do Cerro Azul, 827, Centro, Ponta Grossa, Paraná). A prova pode ser realizada de segunda a sexta-feira, às 14h30 ou 19h, e aos sábados, às 9h30, na Unidade Sede do Centro Universitário.

Atualmente a UniSecal conta com 23 graduações presenciais e duas na Educação a Distância (EaD):

– Bacharelado: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Farmácia, Jornalismo, Nutrição, Publicidade e Propaganda e Serviço Social;

– Licenciatura: Educação Física, Letras (Português/Inglês) e Pedagogia;

– Tecnologia: Design de Interiores, Estética e Cosmética, Gastronomia, Gestão de Produção Industrial, Gestão de Recursos Humanos e Jogos Digitais;

– EaD: Gestão Pública e Gestão de Recursos Humanos.

A UniSecal ainda tem 15 pós-graduações presenciais nas áreas de Administração, Direito, Educação e Negócios, todas com a qualidade de ensino do Centro Universitário, e as inscrições para as especializações ainda estão abertas.

Centro Universitário com nota 4 no MEC

Há 20 anos transformando vidas por meio da educação, a UniSecal tem nota 4 no Conceito Institucional (o MEC avalia em uma escala de 1 a 5) e por seis anos seguidos está no ‘Guia do Estudante’ como uma das melhores universidades do Brasil. Além disso, o ‘Ranking de Cursos’ da Folha de São Paulo colocou o centro universitário como a melhor faculdade ponta-grossense privada.

A UniSecal tem três campi, todos no centro da cidade e com estrutura para pessoas com deficiência, salas de aula e laboratórios, biblioteca com mais de 30 mil títulos, equipe pedagógica e de atendimento com alta qualidade, e ainda, a faculdade é detentora do ‘Selo Instituição Socialmente Responsável’ da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), o qual reconhece o centro universitário como uma instituição preocupada com o desenvolvimento sustentável.

Ex-alunos comprovam como a UniSecal transformou suas vidas

A advogada Dulce Veridiana Ferreira, também formada na UniSecal, trabalha em um escritório de advocacia e afirma que o curso de Direito mudou a sua vida. “A UniSecal fez a diferença em minha vida. Amo o que faço e agradeço muito pelo o que aprendi, pois, o curso de Direito fez com que eu evoluísse pessoal e profissionalmente”, enfatiza a egressa.

Já a pedagoga Liz Ângela Gonçalves de Almeida, formada no ano de 2011 na UniSecal, trabalha atualmente na Secretaria de Educação do município de Ponta Grossa, é professora de Educação Infantil e ainda atua como mediadora de leitura e contadora de histórias. Sobre a importância de ter se formado na Instituição, ela ressalta. “Posso afirmar com toda a certeza que me fiz uma pessoa totalmente diferente profissionalmente depois da graduação em Pedagogia na UniSecal. Tive em minha formação a oportunidade de aprender com verdadeiros mestres, que me ensinaram a ser educadora e que me despertaram o amor pela educação. Com isso, me formaram a profissional que sou. A UniSecal foi o divisor de águas em minha vida”, exalta a ex-aluna.

Outro exemplo é do egresso Maxwell Correia de Oliveira, formado no ano de 2017 na UniSecal em Ciências Contábeis. Ele é sócio proprietário de um escritório de contabilidade e afirma que a graduação foi um diferencial. “O curso teve uma excelente contribuição para que obtivesse êxito no exame do CRC-PR e tirasse minha Carteira de Identidade Profissional. Sou muito grato a todos da UniSecal e principalmente aos mestres professores”, finaliza Oliveira.