Correio dos Campos

Comitê Agrícola da Frísia realiza visita técnica em cooperativa no Tocantins

Troca de experiência é fundamental para desenvolver ainda mais o sistema cooperativo no Estado
24 de janeiro de 2019 às 18:24
Representantes da Frísia e da Coapa se reuniram no município de Pedro Afonso (TO). (Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Integrantes do Comitê Agrícola da Frísia Cooperativa Agroindustrial no Tocantins fizeram uma visita técnica e conheceram a estrutura da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa) com sede no município de Pedro Afonso, localizado no centro-norte do estado. A Frísia está há quase três anos na região, quando inaugurou um entreposto no município de Paraíso do Tocantins.

Segundo Erica Lima Brito, coordenadora da Unidade do Tocantins da Frísia, o objetivo da visita é conhecer a realidade da Coapa, que tem mais de duas décadas de história. “A Coapa tem uma forma um pouco diferente de trabalhar, e gostaríamos de entender como se organizam. A ideia também é conhecer a parte comercial em relação ao milho safrinha”.

A troca de experiência, lembra Erica, visa beneficiar os cooperados da Frísia e da Coapa. “O cooperativismo no estado tem desafios e ainda precisa ser trabalhado, desenvolvido, para alcançarmos todo o potencial que possui”, destaca.

Além da coordenadora, o Comitê Agrícola da Frísia é representado por Hermann Weigand, Raul Milla, Ulisses Igor Muth e Roelf Harm Rabbers. Também participaram da visita o coordenador comercial Grãos, Alex Santin, e o engenheiro agrônomo Glayson Oliveira. Eles foram recepcionados por integrantes do Conselho de Administração da Coapa e representantes dos setores agrícolas.

A unidade da Frísia em Paraíso do Tocantins, distante 63 km de Palmas, foi inaugurada em 2016. O armazenamento inicial do entreposto era de 28 mil toneladas e, atualmente, está em 42 mil, além de contemplar uma estrutura para acondicionamento de insumos e para aquisição e armazenamento de sementes. Os cooperados também contam com o apoio em pesquisa e assistência técnica da Fundação ABC. A expansão da Frísia é parte do projeto Novas Fronteiras, sendo que, no Tocantins, já tem 40 cooperados em 14 municípios.