Correio dos Campos

Visite o Parque Histórico e conheça a Holanda paranaense

Passear pelo museu é um convite para vivenciar diferentes culturas sem sair do Brasil
27 de dezembro de 2018 às 10:00
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Já imaginou conhecer a cultura holandesa sem precisar atravessar o oceano? Isso é possível visitando o Parque Histórico de Carambeí, memorial da imigração holandesa e o maior museu histórico a céu aberto do Brasil, o principal atrativo dos Campos Gerais que fica a cerca de 140 km de Curitiba.

O Parque Histórico é conhecido como o cantinho mais holandês do Paraná, foi construído em uma área de 100 mil metros quadrados e une uma vasta área de jardins a construções arquitetônicas. O museu é dividido em três alas museais.

A Casa da Memória, fica logo na entrada, ocupa um antigo estábulo construído em 1946 e abriga parte do acervo histórico. Neste mesmo ambiente encontra-se o souvenirs que possui bibelôs importados da Holanda e artesanato local, dividindo o ambiente tem o Koffiehuis Confeitaria e Restaurante do Parque onde são servidos pratos doces e salgados com as tradicionais receitas trazidas pelos imigrantes.

A Vila Histórica, ala museal inaugurada em 2011 para celebrar o centenário da imigração holandesa na região, possui réplicas de construções que datam de 1930 a 1950. Nesta área os visitantes são levados para uma viagem no tempo em um vilarejo que reproduz a história e cultura dos imigrantes que se estabeleceram em Carambeí. Essa volta ao passado encanta o público de diferentes idades: os adultos revivem lembranças, já as crianças ficam impressionadas ao ver a simplicidade da vida na antiga colônia e como era viver em período sem a tecnologia dos dias atuais.

O Museu do Trator integra a ala da Vila Histórica e encanta os apaixonados pela vida no campo. Com máquinas e implementos agrícolas mostra as transformações tecnológicas pelas quais a agricultura passou.

No Parque das Águas, reprodução de um parque ambiental holandês, o visitante encanta-se com o cenário que faz com que este sinta-se na Holanda. Neste ambiente é possível degustar as tradicionais tortas, porções de petiscos típicos holandeses e indonésios, além de contemplar a exuberante natureza.