Correio dos Campos

Casamento duplo será destaque no Natal no Parque

Museu Interativo resgata tradição e encenará casamento duplo na Colônia Carambehy na década de 1920
19 de dezembro de 2018 às 14:46
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Com uma festa e a encenação de um casamento duplo realizado na década de 1920, na antiga Colônia Carambehy, os voluntários do Museu Interativo encerrarão o calendário de atividades no Parque Histórico de Carambeí do ano de 2018. A apresentação integra a programação especial do Natal no Parque.

Em datas comemorativas os integrantes do Museu Interativo reproduzem o cotidiano dos imigrantes na Vila Histórica, ala museal do Parque Histórico que possui réplicas de construções da antiga colônia. Nestes dias, o público faz uma imersão na história e na cultura dos imigrantes por meio do cenário e da interação com os voluntários que estão trajados com roupas de época.

Para finalizar as atividades deste ano e com o intuito de enriquecer a programação do Natal no Parque a equipe está organizando um casamento duplo, muito comum na Colônia Carambeí nos anos de 1920.

“Os inusitados casamentos duplos eram comuns na antiga colônia até a década de 1930, pois até esse momento a comunidade não possuía um pastor. As cerimônias oficias só aconteciam quando vinha um pastor da Igreja Luterana da cidade de Castro, os colonos aproveitavam a oportunidade e realizavam mais de um casamento na mesma celebração”, relata Felipe Pedroso, historiador e coordenador cultural do Parque Histórico de Carambeí.