Correio dos Campos

Thanksgiving é Dia de Ação… de quê?

* Por Jamile Dabul - Professora de língua inglesa do Marista Idiomas do Colégio Marista Santa Maria
3 de dezembro de 2018 às 20:04
(Divulgação)

Quem nunca ouviu falar em Thanksgiving? Com certeza você já viu esse dia sendo celebrado em um filme ou seriado norte-americano. A cena é clássica: a família reunida em volta de uma mesa farta. Mas o que essa data representa de fato?

Comemorado na quarta quinta-feira de novembro nos Estados Unidos e em outros países de língua inglesa, e na segunda segunda-feira de outubro no Canadá, a celebração tem origens distintas. Contudo, desfiles pelas ruas (parades), reunir a família e amigos, refeição especial, agradecer bênçãos recebidas e passar o dia vendo futebol americano na televisão são pontos comuns dessa celebração. De um modo geral, os norte-americanos celebram o Thanksgiving de forma mais fraterna que o próprio Natal, com pratos típicos como peru (turkey), molho de cranberry (cranberry sauce) e torta de abóbora (pumpkin pie), que reúnem toda a família.

Assim como outras datas, o Dia de Ação de Graças está ganhando espaço no calendário das famílias brasileiras. Em português, diz-se “Dia de Ação de Graças”, evento que vem sendo difundido no Brasil principalmente pelas escolas que ensinam língua inglesa. Isso acontece especialmente porque é extremamente relevante se aprofundar na cultura ao aprender outro idioma, pois a língua está nela incluída.

Outro aspecto forte da data são as promoções: a Black Friday e também a Cyber Monday são estratégias utilizadas pelo comércio em muitos países, incluindo o Brasil. Comprar a televisão ou o telefone celular mais modernos são motivos para aguardar o Thanksgiving sem sequer dar-se conta disso.

Ok! Mas…onde estão as verdadeiras “Ações de Graças”? Será que aqui, entre tantos afazeres e preparos, a família irá de fato refletir sobre as bênçãos recebidas? Em meio às ofertas e ao desejo de consumir, o filho irá fechar os olhos, respirar fundo e perceber o quanto é amado e querido? Os familiares e amigos trocarão agradecimentos?

Principalmente nos Estados Unidos, muitas pessoas se reúnem nesse dia para fazer o bem, e muito possivelmente não o façam apenas nessa data. Em todo o mundo, todos os dias há professores ensinando crianças a perceberem muitos motivos para darem graças; famílias compartilhando motivos de gratidão; pessoas caminhando e agradecendo pelo ar que respiram e pela beleza na natureza.

E você? Que tal pensar o Thanksgiving de uma forma diferente a partir de hoje? Uma sugestão é reunir a família, escrever em pequenos papéis algumas coisas pelas quais são gratos e guardar esses registros em uma caixinha. De tempos em tempos releiam juntos. Com certeza fará bem a todos!