Correio dos Campos

Prefeitura Municipal recebe quinto prêmio pelo projeto “Carambeí Digital”

27 de novembro de 2018 às 21:14

IMPRENSA/Carambeí – Carambeí Digital, projeto da Prefeitura Municipal, recebeu premiação na 6ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), que homenageia os municípios com os melhores projetos de gestão. O prefeito Osmar Blum (PSD), acompanhado do diretor do departamento de Informática, Edison Rodrigo de Moura, recebeu o prêmio em cerimônia realizada na Assembleia Legislativa do Paraná, na segunda-feira, 26. O programa implantado em 2015, soma sua quinta premiação.

Edison Moura explica que projeto Carambeí Digital iniciou com a criação do marco zero digital que foi um documento formalizado por meio de encontros com vários setores da comunidade, que definiu diretrizes para a implantação sem impor a vontade da administração pública e sim levou em conta as necessidades e ideias da população. Relata que em 2016 foram montadas as estruturas das 10 torres no perímetro urbano e rural para estabelecer uma rede de comunicação via rádio a qual interligaria os órgãos públicos e também disponibilizou mais locais de acesso a internet gratuita (hot spot). Foi em 2017 que a internet chegou às casas na área urbana e neste ano o sinal alcançou a região rural do Catanduvas. “Essa premiação é o reconhecimento de um trabalho iniciado há mais de cinco anos e que teve o apoio fundamental do executivo para que seguisse todas as etapas, é um projeto que ficará e tende somente a evoluir”, acrescenta Moura.

O prefeito Osmar Blum destaca que o Cidade Digital engloba também a implantação dos servidores em nuvem da prefeitura, onde todos os sistemas e dados ficam armazenados em servidores da amazon.com, o maior data Center do mundo. “Todos os dados estão disponíveis 24h por dia 7 dias por semana, com garantia de segurança, com backups e alta qualidade de conexão, facilitando o acesso dos usuários e dos munícipes. Nos tornamos a primeira prefeitura 100% em nuvem do Brasil e tivemos esse reconhecimento que veio junto ao prêmio Gestor Público Paraná”, declara com orgulho o prefeito.

O diretor do departamento municipal de Informática ressalta que, nesse momento, o trabalho está direcionado em interligar as Unidades Básicas de Saúde com a unidade central para que o sistema de atendimento seja ágil, seguro e possa trazer comodidade ao usuário. Ele revela que o próximo passo do Carambeí Digital será a instalação de mais torres para atender outras localidades rurais como Santo André e São João.

“Carambeí Digital recebeu a sua quinta premiação, sendo já reconhecido quatro vezes como Projeto Inovador, premio outorgado pela Rede Cidade Digital”, comemoram o prefeito e o diretor de Informática.