Correio dos Campos

É hora de discutir a Escola Sem Partido!

* Por Vinícius Camargo
26 de novembro de 2018 às 18:53
(Kauter Prado/CMPG)

A discussão de temas públicos sempre está acompanhada de momentos mais ou menos adequados – existem momentos aptos para debater alguns temas e outros menos adequados para este processo de discussão pública. Por isso, acredito que chegou o momento da sociedade princesina discutir a proposta de lei que prevê a implementação do projeto da Escola Sem Partido.

Com a eleição de 2018, notamos um movimento claro na sociedade brasileira. Além de uma guinada em prol da família e das instituições, notamos ainda a vontade popular em busca de uma administração pública distante de ideologias e mais próxima das necessidades do povo. A isso se soma a necessidade de se garantir o uso não político da sala de aula e é este o ponto central do projeto Escola Sem Partido.

A proposta já é discutida em nível nacional e foi, logo em seguida, apresentada na Câmara Municipal de Ponta Grossa – eu assino o projeto e agora quero que ele entre em votação. Acredito que a discussão nacional serve de incentivo para que nós, vereadores, façamos com que o debate se desenvolva municipalmente. Quero convidar a sociedade princesina para discutir o assunto.

Minha proposta é garantir mecanismos, no nível municipal, para que as crianças tenham uma educação não ideológica. Acredito que a sala de aula é lugar de conhecimento, não de política ou de ideologia – por isso, defendo a proposta do projeto Escola Sem Partido como um mecanismo necessário, tanto para pais e alunos, como para professores e outros profissionais que atuam no ambiente escolar.

O projeto Escola Sem Partido carrega consigo uma série de polêmicas que, na minha visão, são equivocadas. A proposta busca garantir apenas que não haja doutrinação no ambiente escolar – esse ambiente deve fornecer informações para que o aluno crie consciência política e assuma um caminho próprio, sem ser diretamente influenciado.

Apresentei a iniciativa há um ano na Câmara Municipal de Ponta Grossa e espero que o projeto seja votado já no começo de 2019. Acredito que a vontade do povo, manifestar na urna ao eleger representantes comprometidos com tal bandeira, demonstra que é momento de votar o Escola Sem Partido em PG. Sem amarras políticas ou polêmicas equivocadas, queremos apenas garantir um ensino de qualidade a apartidário no município.