Correio dos Campos

Final four da Chave Ouro define campeões em novembro

Disputa está marcada para os dias 24 e 25 de novembro, em Maringá. Paralelo à decisão, também será conhecido a equipe masculina campeã da Chave Bronze
1 de novembro de 2018 às 16:02
Londrina é uma das equipes favoritas ao título estadual. (Lucca Rombaldi)

COM ASSESSORIAS – Depois de cinco etapas classificatórias, apenas oito equipes seguem vivas em busca do título da Chave Ouro do Campeonato Paranaense de Handebol Adulto, promovido pela Liga de Handebol do Paraná. A final four está marcada para os dias 24 e 25 de novembro, em Maringá.

Na competição masculina, o elenco da MRV/Unicesumar/Unimed/Londrina comprovou o favoritismo ao chegar à semifinal com nove vitórias e uma derrota. Em 2017 os londrinenses ficaram com a medalha de bronze. Por uma vaga à grande decisão, enfrentam o selecionado da AHSI/Saudade do Iguaçu Handebol, que surpreendeu ao conquistar um lugar no G4 pela primeira vez em dois anos que participam da principal divisão do Estado. “Este é o resultado de um trabalho sério, que vem colhendo frutos. Gostaríamos de agradecer a todos os atletas, pois não faltou raça e dedicação para conseguirmos chegar a esse objetivo”, declarou o professor saudadense Doglas Bonfante.

Outro favorito ao lugar mais alto do pódio é a seleção da ACH/Lanalli/02 Saúde/Cascavel, que após conquistar o título dos Jogos Abertos do Paraná desponta como forte candidato à cobiçada medalha de ouro do Estadual. Na semi duela com os atuais campeões da Prefeitura de Maringá/Unimed/Unicesumar, prometendo uma ‘briga’ acirrada pela segunda vaga à final.

Disputa feminina

Com uma campanha invejável, a seleção feminina da FAG/Cascavel/O2 Saúde está a dois jogos de sagrar-se campeã, conquista adiada em 2017 ao terminar com a medalha de prata do campeonato. Atual detentora do título dos Jogos Abertos do Paraná, as cascavelenses são as únicas a manterem 100% de aproveitamento no Paranaense. Para seguir adiante na disputa precisam vencer a Prefeitura de Matelândia Handebol na semifinal.

O outro confronto será entre as atuais campeãs da Prefeitura de Maringá/Unimed/Unicesumar e Fecam/AhandeCam/Grupo Integrado/Campo Mourão, partida que tende a ser equilibrada e decidida nos detalhes.

Ao término da fase de grupos, foram conhecidas as duas equipes que desceram para a Chave Prata em 2019, sendo São José dos Pinhais/Associação de Incentivo ao Esporte e Lazer e Jussara Handebol.

Artilharia e destaques

Após o fim da 5ª etapa classificatória, o londrinense Danilo Vasques Souza e a campo-mourense Eduarda Almeida Rosa lideram as indicações de atletas destaques da competição, enquanto os jogadores Robson Boehm, de Corbélia, e Vilma de Oliveira, de Matelândia, são os maiores goleadores do Estadual.

Decisão Chave Bronze

Paralelo à decisão da Chave Ouro, também entra em quadra as equipes masculinas para a disputa do título do Campeonato Paranaense de Handebol Adulto Chave Bronze, em Maringá. Na final se encontram São Miguel do Iguaçu Handebol e Ibiporã Handebol, ambos estão sem perder nenhuma partida na competição, cenário que aponta para um jogo truncado e bastante equilibrado. Os dois times subiram para a Chave Prata em 2019.

Pelo 3º lugar jogam a Prefeitura de Colorado Handebol e a Prefeitura de Arapongas/Semesp.

Até o momento, o ibiporanense Maxwel Robert Dias Pascolati é o maior indicado ao prêmio de atleta destaque, e Matheus Stefano de Lima, da equipe Capitão Handebol/Dectop/Uniblock, é o artilheiro com 41 gols marcados.