Correio dos Campos

Nereu Ramos conquista bicampeonato da categoria feminino B

27 de outubro de 2018 às 15:33
Simone da Silva e Sofia Pontes marcaram os gols da vitória de Manoel Ribas na final feminina B. (Jaqueline Galvão)

COM ASSESSORIAS – Abaixo de chuva, a seleção feminina do Colégio Estadual Nereu Ramos, de Manoel Ribas, conquistou o bicampeonato da categoria B (12 as 14 anos) na fase final do 65º Jogos Escolares do Paraná (JEPS) – Bom de Bola, em São Mateus do Sul.

Invictas, sem tomar um gol na competição, a equipe manoel-ribense enfrentou na final as cascavelenses do Colégio Estadual XIV de Novembro, vencendo a partida com gols da atacante Simone da Silva e da meia Sofia Pontes.

Após o título em 2016, a equipe foi reformulada em razão da maioria das atletas terem atingindo a idade máxima de 14 anos para a disputa. Uma parceria entre o colégio e a Associação Águia Independente de Futsal possibilitou que a treinadora Fernanda Oliari assumisse os treinamentos por meio do projeto Amigos da Escola, fazendo com que o time voltasse ao pódio. “É uma alegria imensa ter conquistado essa medalha. A equipe foi modicada desde o título de 2016, sendo que ainda integram esse time quatro ou cinco meninas que foram campeãs naquele ano. Estou muito feliz e orgulhosa destas meninas, espero que a partir deste título possam se empenhar ainda mais”, ressaltou Fernanda, acrescentando: “Torcemos muito para que o Programa Talento Olímpico continue, quando fomos campeãs em 2016 conseguimos contemplar 10 atletas no Top Formador, isso fez muita diferença! Sou muito grata ao Governo do Estado por esse programa e por todas as políticas públicas que beneficiam o esporte”, enfatizou.

A profissional destaca que o elenco não treina campo com regularidade, mais que os treinos de futsal ajudam na preparação das atletas. “Nós treinamos muito pouco campo, os treinos são específicos para futsal, como a maioria das equipes que disputam os JEPS, principalmente da categoria B, porque quase não tem competição para essa categoria, se tivessem mais campeonatos fomentaria mais. Nossa preparação é focada no futsal, mais a qualidade acaba vindo para o campo também, a forma de jogar muda um pouco, mais o time vai aprendendo a jogar durante a competição”, declarou Fernanda.

De 5º lugar para o vice-campeonato em 2018, um salto significativo para as alunas do Colégio Estadual XIV de Novembro em um ano de trabalho. O selecionado chegou pela primeira vez à final do torneio escolar. “É um trabalho único da escola, de meninas que estão treinando desde os 11 anos. É um feito histórico para a escola ter chegado à final, queríamos sair campeãs, mas não podemos tirar o mérito da outra equipe que soube aproveitar melhor as chances. Acredito muito que a chuva prejudicou o nosso time, porque somos bastante técnicos, jogamos com bola no chão, bola rolando, com trocas de passe e o campo encharcado dificulta jogar assim, porque a bola para nas poças de água. Por outro lado tivemos um volume de jogo muito bom no primeiro tempo, já no segundo as adversárias cresceram e souberam aproveitar melhor que a gente”, analisou o professor Jefferson Carlos Eskura.

Abaladas com a derrota, o técnico consolou as atletas dizendo que o momento delas comemorarem o título ainda chegará. “Agora é preciso levantar a cabeça, olhar pra frente e pensar que essa não foi a primeira e nem será a última competição da equipe. O trabalho continua. O time merecedor vai ter o seu momento. Nossa equipe chegou até aqui com muito mérito e trabalho, então tem que esperar a nossa hora, ela vai chegar”, ponderou Eskura.

Paulo Frontin leva medalha de bronze

Na decisão de 3º lugar, as meninas do Colégio Estadual Monsenhor Pedro Busko, de Paulo Frontin, enfrentaram o Colégio Estadual do Campo Chapadão, de Laranjal, protagonizando uma partida equilibrada do início ao fim, encerrando em 0 a 0 no tempo regulamentar, o que levou a decisão para a cobrança de penalidade máxima, momento que as frontinenses superaram as rivais por 4 a 3.