Correio dos Campos

Paranaense Alegra comemora três anos de sucesso com visita de chefs da Capital

Marca de carne suína mostra um crescimento visível no mercado brasileiro e mundial, mesmo com pouco tempo de atuação no mercado
25 de outubro de 2018 às 12:37
Chefs puderam conhecer a área de cortes especiais da marca. (Eduardo Cavasso)

COM ASSESSORIAS – Nesta semana a Alegra festeja três anos e, como parte das comemorações, recebeu na tarde da última segunda-feira (22/10) o Gastrotiba – grupo independente de empresários e chefs de Curitiba. Os seis representantes dos restaurantes Cantina do Délio, Peruano Gastronomia e Cultura, Limoeiro Restaurante, Pistache Pizza e Gastronomia e Quitutto Gastropub estiveram na fábrica para conhecer o processo de cortes da marca.

O grupo tem uma parceria com a Alegra desde junho de 2017 com o intuito de oferecer novos cortes de carne suína no cardápio e opções de festivais gastronômicos durante o ano na cidade. “Nossa parceria nasceu com o objetivo de unir uma indústria de alimentos com a comida de profissionais. Chegamos na hora certa, pois ambos estão crescendo juntos e trazendo uma proposta interessante para Curitiba, que é a de fazer festivais gastronômicos sem um intuito apenas comercial. Para nós é muito importante ter a Alegra do nosso lado, pois assim conseguimos mostrar que nossa carne suína tem procedência e qualidade – e essa informação chega direto no consumidor que está diariamente em nossos restaurantes”, avalia Fernando Matsushita, presidente do Gastrotiba e proprietário do Peruano Gastronomia e Cultura.

Durante a visita, os chefs puderam conhecer as instalações e ver de perto os cortes especiais da Alegra, preparados e servidos nos restaurantes do grupo. Após a visita, o chef Dobis recepcionou os convidados – entre eles o proprietário da Hamburgueria Água Verde, Rafael Justo Rebelato – com um churrasco de carne suína, no espaço gourmet da empresa.

“Temos a Alegra como nosso irmão mais velho e por isso é tão importante conhecermos de perto a empresa. Essa visita serviu também para sabermos como tudo é feito, para que, na hora que nosso cliente perguntar, a gente confirme que a carne suína que servimos tem origem e que sabemos da garantia de um produto de qualidade. Com isso já temos visto que a má fama que existia antigamente da carne de porco, está sendo desmitificada. E vemos isso no crescimento de pedidos desse tipo de carne em nossos restaurantes”, conta Matsushita.

Três anos de sucesso

A Alegra nasceu com o propósito de levar carne suína com qualidade e procedência para a mesa das famílias, sempre com o compromisso de oferecer nutrição e sabor com certificação de origem. A empresa é a primeira planta industrial de alimentos a conquistar o selo NAMI (North American Meat Institute), certificado pela WQS em bem-estar animal para suínos, que tem como objetivo identificar a qualidade e o processo de produção, além de garantir que os mesmos sejam entregues de forma adequada.

Além disso, dos 1.565 colaboradores, que são os maiores responsáveis pelo crescimento da marca, a empresa conta com 56% de homens e 44% mulheres nos postos de trabalho. Instalada nos Campos Gerais, no Paraná, a Alegra trouxe desenvolvimento econômico para a região. “No total, 40% do nosso orçamento de compras é destinado a fornecedores locais, o que valoriza a economia e o desenvolvimento regional. No último ano, também entramos como uma das empresas da Unium, marca institucional das nossas cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, e que passou a representar os projetos em que as três atuam em parceria”, comenta o superintendente da Alegra, Ivonei Durigon.

A empresa também se preocupa com a responsabilidade ambiental, cumprindo com os valores das cooperativas e com as legislações, utilizando recursos energéticos naturais e realizando a gestão de materiais e resíduos – 25% dos materiais utilizados na produção são resíduos reciclados.

“Em apenas três anos nossa marca cresceu muito. Nossos produtos caíram no gosto das pessoas, assim como nos ramos varejista, atacadista, food service e das indústrias. Hoje trabalhamos com mais de 119 produtos de 14 linhas, em pontos de venda de 18 estados brasileiros. Exportamos para mais de 25 países e mantemos parceria com Ceratti, Ecoaxial, Outback, Madero, Boua e Fridays, mas nossa busca em ser a opção preferida dos clientes e consumidores continua”, comemora Durigon.