Correio dos Campos

Fundação ABC promove 2º Show Tecnológico de Inverno

Palestras e apresentações técnicas trataram sobre os melhores manejos para a produção de trigo
10 de outubro de 2018 às 14:54
Participantes do Show Tecnológico de Inverno acompanham apresentação técnica. (Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O Campo Demonstrativo e Experimental de Ponta Grossa recebeu a 2ª edição do Show Tecnológico de Inverno, organizado pelas cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, em parceria com a Fundação ABC. O evento, patrocinado pelas Sementes Batavo e Sementes Castrolanda, teve como tema “Conhecimento é terreno fértil para a inovação”.

A programação contemplou a apresentação de duas palestras: “Influências globais no trigo nacional”, com o consultor na INTL FCStone, Roberto Sândoli Júnior; e “Estratégias para manejo do mosaico comum do trigo”, com Douglas Lau, pesquisador da Embrapa Trigo.

Para Sândoli, além de ser uma oportunidade para conhecer as técnicas mais indicadas na produção do trigo, o Show Tecnológico é um dia de campo em que os cooperados e técnicos podem trocar conhecimento sobre como obter um produto com maior qualidade e valor de mercado. “Até pouco tempo atrás, plantava-se por rentabilidade, ou seja, o trigo que mais produzia era o mais cultivado, porém, sem valor comercial. Hoje, quando se planta um trigo de qualidade, e os moinhos têm muito interesse nisso, diminui-se a necessidade de importação e agrega-se valor para o produtor”, explica o consultor.

Após cada uma das palestras, os participantes do evento foram divididos em seis grupos, que se revezaram em apresentações técnicas em seis estações com experimentos em Agrometeorologia, Fitopatologia, Fitotecnia, Forragens&Grãos, Herbologia e Solos. Os coordenadores passaram informações sobre doenças, controle de pragas, seleção de melhores genótipos para trigo, triticale e cevada cervejeira.

Segundo o analista de Comunicação da Fundação ABC, Silvio Bona, essas apresentações de experimentos permitem aos produtores avaliar as melhores soluções em diversos setores de pesquisa da Fundação, como sementes, controle de pragas e manejos de solo, por exemplo. A ideia é proporcionar boas escolhas, que gerem economia e ampliem a produtividade. “Temos vários tipos de trigo plantados lado a lado e, com isso, podemos fazer um comparativo”, explica.

O 2º Show Tecnológico de Inverno foi patrocinado pela Sementes Batavo, da Frísia, e Sementes Castrolanda. Para o coordenador de Produção de Sementes da Frísia e engenheiro agrônomo, Luiz Henrique Deschamps, o evento tem o objetivo de mostrar as principais novidades de cultivares de trigo, triticale e cevada, fazendo com que os cooperados e agrônomos observem as características agronômicas dessas cultivares e se sintam mais confiante para uma possível recomendação na safra seguinte. “Isso é importante porque com a observação podemos direcionar a produção de sementes para essas cultivares”, conta Deschamps.

No Show Tecnológico também foram distribuídos ao público pães produzidos com a farinha de trigo Herança Holandesa, que desde o início de outubro está disponível no comércio de varejo. A Herança é fabricada pela Unium, marca da intercooperação pertencente às cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal.