Correio dos Campos

Sicredi comemora o Mês das Crianças com novo gibi sobre educação financeira

9 de outubro de 2018 às 13:07
A distribuição dos gibis é realizada gratuitamente nas agências do Sicredi nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. (Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Vencer o imediatismo, aprender a poupar e se planejar para conquistar objetivos de longo prazo são alguns dos principais desafios do brasileiro com relação ao dinheiro. De acordo com o Indicador de Bem-Estar Financeiro da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), 56% dos brasileiros admitem que não conseguem aproveitar a vida como gostariam pela forma como administram seu dinheiro.

O fenômeno é uma consequência de como a população aprendeu a lidar com as finanças. Uma série de estudos mostra que, quanto mais cedo se fala de dinheiro, mais chances os cidadãos têm de desenvolver consciência em relação aos seus hábitos de consumo. A fim de auxiliar no desenvolvimento de uma cultura de consumo consciente e o uso responsável do dinheiro, o Sicredi – primeira instituição financeira cooperativa do Brasil – lançou, neste mês de outubro, a terceira edição da série especial de revistas em quadrinhos da Turma da Mônica com a temática “educação financeira para crianças”, em parceria com a Mauricio de Sousa Produções. Nesta edição, o foco é o uso do crédito e a administração das dívidas.

No total, serão seis edições, baseadas no conteúdo do Caderno de Educação Financeira e Gestão de Finanças Pessoais do Banco Central do Brasil: Nossa Relação com o Dinheiro; Orçamento Pessoal ou Familiar; Uso do Crédito e Administração das Dívidas; Consumo Planejado e Consciente; Poupança e Investimento; e Prevenção e Proteção. Três edições já foram lançadas neste ano e outras três sairão em 2019. Os gibis estão disponíveis, gratuitamente, em todas as agências do Sicredi nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, sendo que já foram distribuídos, nas três primeiras edições, mais de 2,1 milhões de exemplares.

Para o presidente nacional do Sistema Sicredi e da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, iniciativas como esta cumprem o papel de uma instituição financeira cooperativa de contribuir com a educação financeira, fazendo com que hábitos de toda uma geração possam ser mudados. “É preciso que as crianças, que serão os adultos amanhã, sejam estimuladas a pensar no uso consciente do dinheiro. Assim, conseguimos incentivar comportamentos responsáveis que beneficiarão a sua segurança financeira no futuro e facilitar que os seus sonhos sejam alcançados”, ressalta.