Correio dos Campos

Evento de iniciação científica da Secal tem grande expectativa entre os professores

Coordenadores realizarão uma mesa redonda no segundo dia do EIICS
3 de outubro de 2018 às 18:45
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – No mês de outubro, entre os dias 22 e 24, a Faculdade Secal realizará em parceria com a Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESP) e do Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE/FGV), o ‘Evento Interinstitucional de Iniciação Científica 2018’ (EIICS 2018). Com a expectativa de trazer acadêmicos, pesquisadores e professores de toda a região Sul do Brasil, a quarta edição do EIICS visa promover a integração ensino-pesquisa-extensão.

Com as inscrições podendo ser efetuadas até o dia 15 de outubro para trabalhos e 19 de outubro para ouvintes, o EIICS terá atividades de pesquisa nas seguintes graduações: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Jornalismo, Gestão de Produção Industrial, Gestão de Recursos Humanos, Letras e Pedagogia.

Sobre a possibilidade em reunir vários trabalhos de iniciação científica em um mesmo ambiente, o coordenador e professor dos cursos de Gestão de Produção Industrial e Gestão de Recursos Humanos da Secal, Enéas de Araújo Góes explica a importância de os alunos participarem do EIICS. “Participar de um evento científico é enriquecedor. Com certeza os alunos tomarão conhecimento de pesquisas recentes e aprenderão muito. Além disso, o acadêmico que publica um artigo se desafia a cada vez mais buscar conhecimentos que elevarão a sua vida acadêmica, ou seja, terá um desempenho melhor nos desafios futuros”, exalta Enéas.

Coordenadores da Secal realizarão mesa redonda

Enéas de Araújo Góes, Gilson Bonato, Helton Costa, Josiane Aparecida Franzó, Patricia Vosgrau de Freitas e Rúbia Carla Santi, coordenadores das graduações presenciais da Faculdade Secal, realizarão uma mesa redonda no segundo dia do EIICS 2018 (23 de outubro).

Com o tema ‘Erradicação da Pobreza por meio da Educação’, a atividade ocorrerá no Espaço Ponta Grossa, localizado na Rua Theodoro Rosas, 1200, Centro, às 19h. Sobre a expectativa para a mesa redonda, o coordenador do curso de Jornalismo da Secal, Helton Costa explica que o momento será de reflexão. “A expectativa é que consigamos de alguma forma fazer junto com os colegas e os alunos, uma reflexão que permita pensarmos um modo coletivo de avançar socialmente e que todos e todas possam ter oportunidades iguais”, comenta o professor.

Já para a coordenadora da graduação em Administração, Rúbia Carla Santi, a mesa redonda é uma atividade importante para o aprendizado de todos os participantes, pois o debate entre as ideias gera uma grande construção de conhecimento. “O aluno tem a oportunidade de falar o pensamento dele e assim propor uma discussão com todos. É um exercício muito benéfico para os estudantes e professores”, afirma a também coordenadora pedagógica da Secal.

Inscrições no site da faculdade

Na edição deste ano, o EIICS tem como tema principal ‘Sustentabilidade nas Relações Humanas e Ambientais: Práticas Éticas na Sociedade Globalizada’ e as inscrições podem ser realizadas via on-line (http://secal.edu.br/index.php?id=1255). Alunos, ex-alunos e professores da Secal precisam investir o valor de R$ 30 para inscrição de trabalho ou como ouvinte do evento.

Já para a comunidade interessada, as inscrições têm o valor de R$ 40 para trabalhos e ouvinte. Porém, para aqueles que não querem participar de todos os dias do evento, os valores sofrem alterações. Os participantes que estiverem em todos os dias do EIICS 2018 receberão um certificado de atividades extracurriculares no total de 30h.

Para outras informações sobre o EIICS 2018, basta acessar o site (www.secal.edu.br) da Faculdade Secal ou entrar em contato com a Central de Atendimento (42) 3220-6700. O pagamento da inscrição deve ser realizado via boleto bancário.