Correio dos Campos

Governo de Estado e Federação discutem fortalecimento do ciclismo no Paraná

2 de outubro de 2018 às 20:25
(Thiago Chas/SEET)

COM ASSESSORIAS – O Secretário de Estado do Esporte e do Turismo, João Barbiero, se reuniu com a diretoria da Federação Paranaense de Ciclismo nesta terça-feira, 02. Além de estreitar os laços entre o Estado e a Entidade de Administração Desportiva, a conversa serviu para tratar de projetos de desenvolvimento e melhor aproveitamento do ciclismo no Paraná.

A partir desta conversa, surgiram algumas resoluções e ideias que objetivam o fortalecimento da prática do esporte aliado também ao turismo. Há um reconhecimento, por parte do Estado, de que o ciclismo está em amplo crescimento e torna-se necessário um maior investimento que dê condições para que os ciclistas possam praticar o esporte com bem-estar e qualidade de vida.

Para o secretário João Barbiero é de extrema importância criar medidas junto a quem tem propriedade para tratar do assunto. “Vamos unificar o ciclismo com o acesso aos pontos turísticos do Paraná. Existem rotas percorridas de 60km até 200km e nesse percurso há pousadas, restaurantes, belezas naturais e demais atividades que fortalecem o comércio nas diversas regiões do estado. O ciclismo vai ser mais uma extensão do nosso trabalho na Secretaria”, disse o secretário.

GRUPO DE TRABALHO

Barbiero ainda ressaltou que pretende criar dentro da secretaria um grupo permanente que vai trabalhar com os técnicos da federação para criar projetos que desenvolvam cada vez mais o ciclismo dentro do estado, seja vinculado ao turismo, na prática de lazer ou como esporte de rendimento.

Eduardo Pereira, presidente da Federação Paranaense de Ciclismo, expressou grande satisfação em ter o respaldo da secretaria em reconhecer a importância do ciclismo para o Estado. “Temos hoje uma gama muito grande de cicloturistas, acredito que cerca de 40 mil pessoas no Paraná, que exploram nossas regiões de uma forma desordenada, cada um fazendo o seu trajeto e, com essa parceria, nós estamos trazendo para o ciclismo qualidade de vida e organização para quem quer realmente usar a bicicleta como esporte, modalidade, turismo e mobilidade”, finaliza Eduardo.

Além do Secretário do Estado do Esporte e do Turismo, João Barbiero, e do presidente da Federação Paranaense de Ciclismo, Eduardo Pereira, estavam na reunião o diretor técnico da Liga de Ciclismo Campos Gerais, Mauro Paes, o presidente e vice-presidente da Liga, Jomar Trentin Filho e Lourival Paes Neto, respectivamente, e a diretora técnica da Federação, Mónica Braga.

DIA DO CICLISTA

Vale lembrar que a governadora Cida Borghetti assinou recentemente a criação do Dia Estadual do Ciclista, a ser comemorado sempre em 19 de agosto, data que também celebra o Dia Nacional do Ciclista. Mais um exemplo da preocupação do Paraná com a prática e seus adeptos.