Correio dos Campos

Encontro de Busólogos reúne mais de 100 participantes

1 de outubro de 2018 às 18:16
(Fotos: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O Encontro de Busólogos 2018 Princesa dos Campos superou as expectativas e reuniu mais de 100 participantes no Terminal de Encomendas da empresa, em Curitiba, no sábado, 29 de setembro. A programação aconteceu pela manhã e foi oportunidade para apresentação da frota 2018, que soma 30 novos ônibus.

Admiradores de ônibus de diversas cidades, como Curitiba, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, São Paulo, Boituva, São Bernardo do Campo, Chapecó, Florianópolis, dentre outros, puderam fazer uma imersão na história da Princesa dos Campos e do transporte de passageiros no Paraná, através de uma exposição de fotos, peças e documentos dos dias atuais até o início das atividades da empresa, chegando ao Fordinho 1948, um dos principais ícones da Princesa. O diretor-presidente, Florisvaldo Hudinik, fez uma apresentação institucional, destacando as atividades atuais e o contexto de modernização pelo qual a Princesa dos Campos. Em seguida, foi aberto um espaço para perguntas, onde o público pode extrair as mais diversas informações do diretor Comercial de Passagens, Alexandre Gulin, do diretor Comercial de Encomendas, Aguinaldo Claret, e do gerente de manutenção, Raphael Collares.

“Para nós, é uma grande satisfação receber um público tão expressivo na nossa casa, para conhecer nossas atividades, nossa história e o case de sucesso que a Princesa dos Campos se tornou. Com certeza, teremos mais eventos com esse daqui para frente”, destacou Hudinik.

Richard Adriani Machado veio de Florianópolis especialmente para o evento. Foram cerca de 5 horas de viagem – de ônibus, claro – até Curitiba. “Foi maravilhoso! O evento foi demais, a organização foi ótima, os diretores, tudo! Queria mais…”, diz. Ele conta que já conhecia a Princesa dos Campos desde antes de começar a fotografar ônibus. “Ganhei uma vez um livro com a história de todas as empresas e constava também a Princesa dos Campos. E a gente sabe que é uma das mais fortes no Paraná”, ressalta. Para ele, o evento foi oportunidade para ver os diversos ônibus da frota da Princesa, trocar informações e conhecer um pouco mais sobre os 84 anos de história da companhia. “Pena que a Princesa não tem linha em Florianópolis”, brinca.

Residente em São Paulo, Kioshi Shimizu não hesitou quando sua nora, que mora em Curitiba, o avisou sobre o Encontro de Busólogos Princesa dos Campos. “Eu sempre venho pra cá, porque eles [filho e a nora] moram aqui. Então quando ela me falou sobre o evento, eu disse: ‘eu vou!’. Mas, por coincidência, esse fim de semana eles estão em São Paulo”, conta. Shimizu se interessa por ônibus e coleciona catálogos desde 1960. Ele lembra que a sua ligação com esse meio de transporte teve início porque morava no interior e precisava ir com freqüência para São Paulo. “E o elo era o ônibus. Aí comecei a pesquisar, desenhar, colecionar catálogos e conhecer a história mesmo”, relata.

A ligação de Henderson Castilho, de Boituva, com os ônibus começou desde criança. “Eu sempre gostei de ônibus e meu pai era gerente de uma empresa de ônibus, então isso esteve comigo desde sempre”, detalha. Ele, que inclusive possui uma agência de venda de passagens em Boituva, conta que já conhecia a Princesa dos Campos, e que o evento foi uma oportunidade para saber ainda mais sobre a empresa. “Eu já conhecia, porque meus pais são de Ponta Grossa e meu irmão presta serviço para a empresa, mas o evento permitiu a gente saber um pouco mais e mostrou que a Princesa é aberta ao diálogo”, avalia.