Correio dos Campos

Parque Histórico difunde saberes culinários por meio de doces e tortas

A tradição alimentar dos imigrantes está presente nos pratos preparados no Koffiehuis
28 de setembro de 2018 às 10:35
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O Parque Histórico de Carambeí é o maior museu histórico a céu aberto do Brasil, um memorial da imigração holandesa que tem como compromisso difundir a cultura dos imigrantes. O Koffiehuis Confeitaria e Restaurante, estabelecimento gastronômico criado com o intuito de atender aos visitantes do museu, possui um cardápio que foi preparado para proporcionar ao público uma imersão cultural.

Carambeí é conhecida como a Cidade das Tortas, por esse motivo muitos dos visitantes chegam ao museu atraídos pelo cardápio de tortas doces que é o carro chefe do Koffiehuis. Muitas dessas tortas são feitas a partir de receitas centenárias de imigrantes holandesas. As confeiteiras do Parque não são imigrantes e nem descendentes de holandeses, mas possuem o papel fundamental de reproduzir receitas para difundir o patrimônio cultural.

“As confeiteiras são instrumentos importantíssimo na preservação e propagação da cultura gastronômica local, é por esses saberes e técnicas de preparo que museu cumpre sua função de instituição de memória, transmitindo o saber culinário da comunidade que representa”, afirma Felipe Pedrosos, historiador e coordenador cultural do Parque.

Serviço:

Entre os dias 12 e 14 de outubro o Parque Histórico de Carambeí receberá o VI Festival de Tortas. O evento terá entrada gratuita e será uma oportunidade para o público fazer uma imersão na cultura alimentar da cidade. Mais informações pelos telefone 42 3231-5063 e 98433-4639.