Correio dos Campos

Parque Histórico grava documentário sobre a tradição das tortas

Com o tema Doce Sabor Holandês o museu mostrará a trajetória e as transformações da confeitaria na comunidade holandesa
25 de setembro de 2018 às 15:32
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O Núcleo de História e Patrimônio, do Parque Histórico de Carambeí, está preparando um documentário que contará como surgiu a tradição das tortas na cidade. Hábito este que hoje traz milhares de turistas a Carambeí em busca de uma experiência gastronômica para degustar as famosas tortas da cidade.

A tradição holandesa de tomar café acompanhado de bolo simples foi trazida pelos imigrantes no início do século passado, muitas famílias até hoje mantêm vivo esse costume. Com a inauguração da Casa da Memória, primeira ala museal que deu origem ao Parque Histórico de Carambeí, sentiu-se a necessidade de abrir um espaço para que os turistas pudessem lanchar e então foi convidada Frederica Dykstra para fazer quitutes e coordenar o estabelecimento gastronômico.

Foi no Parque Histórico, em 2001, que a tradição do café com bolo se transformou com a abertura do primeiro estabelecimento gastronômico para atender aos turistas e que anos mais tarde trouxe a cidade a tradição das tortas.

“Desde a abertura do museu, houve uma preocupação pelo corpo diretor em proporcionar uma visita completa. A inserção de tradições e hábitos alimentares na forma de um café anexo foi essencial para que isso se concretizasse, e a família da Frederica já tinha um nome na tradição confeiteira, com o resgate de receitas de doces típicos holandeses e adaptações da confeitaria internacional, logo o estabelecimento do museu ganhou fama e prestígio e a tradição das tortas ganhava um impulso”, explica Felipe Pedroso, historiador e coordenador cultural do Parque.

O documentário Doce Sabor Holandês, que será lançado no mês de outubro, contará a história de algumas confeiteiras que são referência na comunidade holandesa de Carambeí e mostrará como surgiu a tradição das tortas.