Correio dos Campos

Paraná terá sete equipes na etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude

25 de setembro de 2018 às 13:35
Nove equipes já estão classificadas para a fase final, além dos atletas das modalidades individuais. (Josi Schmidt/SEET)

Josi Schmidt/SEET – A terceira etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude 2018, organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) desde 2005, começa nesta quarta-feira, dia 26, em Joinville (SC). A competição é classificatória nas quatro modalidades coletivas – basquete, futsal, handebol e vôlei, no masculino e feminino, em duas faixas etárias: 12 a 14 (categoria B) e 15 a 17 anos (categoria A). Participam desta etapa escolas de nove estados: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul.

O Paraná será representado por sete equipes. Na categoria A estão: Colégio Martin Luther, de Marechal Cândido Rondon (voleibol feminino); Colégio Santa Maria, de Cascavel (handebol feminino) e Colégio Cristo Rei, de Cascavel (basquete masculino). Completam a delegação mais quatro equipes da categoria B: Colégio Estadual Humberto de Campos, de Santo Antônio do Sudoeste (handebol masculino); Colégio Estadual Frentino Sackser, de Marechal Cândido Rondon (basquete masculino); Colégio Estadual Monteiro Lobato, de Cornélio Procópio (basquete feminino) e Colégio Santa Terezinha do Menino Jesus, de Guarapuava (voleibol feminino).

Esse é o primeiro ano em que o COB utiliza esse formato com três etapas classificatórias regionais e uma etapa nacional. Natal (RN) e Manaus (AM) já realizaram as demais etapas classificatórias no início do mês. Os campeões e vice-campeões de cada torneio regional garantem a classificação para a etapa nacional dos Jogos Escolares, que acontece entre 12 e 25 de novembro, em Natal (RN), com a participação de todos os estados do país. Segundo informações do COB, esse novo modelo gera uma otimização de recursos e possibilita que mais cidades possam receber o evento, aumentando ainda mais a abrangência da competição.

As medalhas conquistadas nas etapas nacionais em 2017, no basquetebol e futsal feminino e no handebol, futsal e voleibol masculino, na categoria A, e ainda handebol feminino, voleibol masculino e futsal em ambos os naipes na categoria B, garantiram as vagas para o Paraná para a fase final da competição deste ano. Todas as modalidades individuais serão disputadas somente na etapa final.

“O Paraná é hoje referência no esporte escolar, comprovado nos últimos anos na etapa nacional. Em 2016 e 2017 fomos o estado com maior número de medalhas de ouro na categoria B, superando inclusive São Paulo e Rio de Janeiro. Realizamos as competições aqui para aproximadamente 100 mil participantes anualmente, somando todas as etapas, sempre buscando a excelência em vários tópicos como: alimentação, transporte, equipamentos esportivos, arbitragem, consolidando ano a ano este evento como o maior evento esportivo do Paraná, quiçá do Brasil, na categoria escolar. Esperamos este ano ter representantes em todas as modalidades e categorias a fim de manter nosso estado em destaque, mais uma vez, na etapa nacional”, comenta a chefe da delegação do Paraná, Márcia Tomadon.

Celeiro de talentos para o esporte nacional, os Jogos Escolares da Juventude vêm a cada ano contribuindo mais e mais com as delegações multiesportivas convocadas pelo COB em competições internacionais. Da delegação composta por 465 atletas do Time Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, um total de 52 haviam participado dos Jogos Escolares, entre eles Mayra Aguiar e Sarah Menezes, do judô, Raulzinho, do basquete, Ana Cláudia Lemos, do atletismo, e Hugo Calderano, do tênis de mesa. Inclusive, uma medalhista em Jogos Paralímpicos: Bruna Alexandre, também do tênis de mesa, já passou pelos Jogos Escolares da Juventude.

No próximo mês, em Buenos Aires, o Time Brasil será representado por 81 atletas nos Jogos Olímpicos da Juventude. Destes, 33 competiram nos Jogos Escolares, em 11 modalidades. No atletismo, por exemplo, que terá 21 atletas, quase 80% passaram pelos Jogos Escolares.