Correio dos Campos

Congresso de Cidades Digitais elege Prefeitos Inovadores do Paraná

Evento em Ponta Grossa reúne gestores públicos de mais de 100 municípios nesta quinta e sexta-feira; Guaíra compartilha sistema para cemitérios
11 de setembro de 2018 às 18:17
Congresso acontece no Bourbon Convention Hotel. (Divulgação)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Durante o 6º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, principal encontro de tecnologia para a administração pública do Estado, que acontece nesta quinta e sexta-feira (13 e 14), em Ponta Grossa, 16 prefeitos do Paraná serão homenageados por inovações em andamento nas localidades. Os Prefeitos Inovadores 2018 foram selecionados pela Rede Cidade Digital (RCD), promotora do evento em parceria com a Prefeitura de Ponta Grossa. “Valoriza aqueles gestores que estão inserindo a tecnologia como estratégica no plano de desenvolvimento. Esse é o caminho para se ter maior controle de gestão e eficiência no serviço prestado”, disse o diretor da RCD, José Marinho.

Representantes de mais de 100 municípios estão inscritos para o evento que acontece no Bourbon Convention Hotel. Conforme ressalta o diretor da RCD, José Marinho, o objetivo é promover a troca de experiências e levar informação sobre iniciativas, soluções de mercado e políticas públicas direcionadas aos municípios.

Projetos Inovadores – Outros 12 municípios recebem a certificação por projetos implantados nesta gestão e que estão resultando em melhor atendimento ao cidadão. “Foram diversos projetos submetidos à avaliação. Reforça ainda mais a atenção dada pelos municípios às Tecnologias da Informação e Comunicação”, completa o diretor da RCD.

Entre os municípios selecionados está Guaíra, localizada no Oeste Paranaense, pelo projeto Sarcóphagus que informatizou a gestão do cemitério municipal. De acordo com o coordenador de TI da Prefeitura de Guaíra, Benjamin Lemes Fernandes, o sistema deu mais transparência ao setor. “O nosso sistema veio primeiramente para organizar a parte da capela mortuária, desde o controle de lotes até de sepultamentos e funerárias que utilizam aquele local. Ele traz também um relatório que foi muito importante para a nossa administração de covas que estão abandonadas”, explica Fernandes. Desenvolvido pela própria Prefeitura, o Sarcóphagus poderá ser cedido aos municípios participantes do Congresso.

As inscrições para o 6º Congresso Paranaense de Cidades Digitais são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo http://congresso.redecidadedigital.com.br. O evento tem o patrocínio master da GOVBR, Prínter do Brasil, Thema Informática e CTMGEO; ouro da 1DOC, Exati Tecnologia, Smart Matrix, Betha Sistemas, Input Service Informática e SMART GIS/Estar Digital e MV – Gestão de Saúde; prata da PlayTable e Instituto das Cidades Inteligentes; e bronze do FALACIDADÃO e da PLSS – Pellissari Soluções. O evento conta ainda com o apoio institucional da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e das Associações de Municípios Amusep, Amunpar, Amepar, Amunorpi , Amunop, Amuvi, Amerios, Comcam, Amsop, Amcespar, Cantuquiriguaçu, AMCG e Assomec, além da Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (Abeprest), Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação – regional Paraná (Assespro-PR) e Hotel Planalto.

Prefeitos Inovadores 2018

Araucária – Hissam Hussein Dehaini (Wi-fi grátis no transporte público)

Campo Largo – Marcelo Puppi (Plano Básico de Cidade Inteligente)

Cascavel – Leonaldo Paranhos (tecnologia na Educação)

Fazenda Rio Grande – Márcio Wozniack (Tecnologia na Segurança Escolar)

Francisco Beltrão – Cleber Fontana (Tecnologia na Mobilidade Urbana)

Guaratuba – Roberto Cordeiro Justus (Wi-fi nos ônibus)

Ibema – Adelar Antonio Arrosi (Tecnologia na Educação)

Maringá – Ulisses Maia (Criação de Conselho de Tecnologia)

Moreira Sales – Rafael Brito do Prado (Escola Conectada)

Palmeira – Edir Havrechaki (Cartões Corporativos de adiantamento de gastos)

Paranavaí – Carlos Henrique Rossato Gomes (Tecnologia na Comunicação)

Piraquara – Marcus Tesserolli (Árvore Digital)

Ponta Grossa – Marcelo Rangel (Estar Digital)

Quatro Barras – Angelo Andreatta (Mapa Turístico Digital)

Rancho Alegre D’Oeste – Suely Alves Pereira Silva (Nota Fiscal Eletrônica)

Tijucas do Sul – César Matuchesk (Inclusão Digital – Programa Construindo o Futuro)

 

Projeto Inovador 2018

Jussara – Aki Jussara – APP

Marialva – Marialva Esportes APP

Carambeí – Carambeí Digital

Mauá da Serra – Programa GESAC

Rio do Sul (SC) – SIGEP

Ponta Grossa – Tecnologia na Regulação em Saúde

Bituruna – Empreende Bituruna

Mandaguaçu – Inteligência Geográfica

Guaíra – Sarcóphagus

Campo Largo – Transformação Digital

Cascavel – DISS – Segurança

Arapongas – Robótica Educacional

 

Serviço:

6º Congresso Paranaense de Cidades Digitais

13 e 14 de setembro – Ponta Grossa

Local: Bourbon Convention Hotel, localizado na Rua Jacob Holzmann, 219 – Bairro Olarias

Inscrições gratuitas para servidores públicos

http://congresso.redecidadedigital.com.br

Informações pelo [email protected] ou pelo (41) 3015-6812