Correio dos Campos

Frísia integra 6º Fórum de Agricultura da América do Sul

Evento discutiu os desafios e resultados do modelo de intercooperação implantado pela Frísia, Castrolanda e Capal
24 de agosto de 2018 às 18:40

COM ASSESSORIAS – O superintendente da Frísia Cooperativa Agroindustrial, Emerson Moura, participou na manhã desta sexta-feira (24) do painel “Cooperativismo – surge uma nova economia: a economia da cooperação”, dentro do 6º Foro de Agricultura de America del Sur, realizado em Curitiba. Além de Moura, estiveram presentes no painel os presidentes da Cooperativa Castrolanda, Frans Borg, e da Cooperativa Capal, Erik Bosch.

Os desafios e conquistas do modelo de intercooperação implantado pelas três cooperativas na região dos Campos Gerais do Paraná, que resultou na criação da Unium, marca institucional que representa projetos e unidades industriais em que as três cooperativas atuam em parceria, foram os assuntos principais do debate.

Emerson Moura afirmou que, para começar a pensar num projeto de intercooperação, é preciso quebrar paradigmas e preconceitos. “São muitos os desafios para implantar uma ação em parceria entre cooperativas. Não se pode ficar dizendo que o processo é difícil e inviável. É necessário avançar de forma transparente nas discussões do modelo próprio para cada realidade. Outro aspecto é a disposição em discutir sobre as decisões de forma transparente e acatá-las quando determinadas e aprovadas”, afirmou.

A Unium reúne as marcas Alegra, de carne suína e derivados; Naturalle, Colônia Holandesa e Colaso, de lácteos; e Herança Holandesa, de trigos, para produção de massas, pães e biscoitos. A marca já nasceu com cinco mil famílias de cooperados e apresenta um faturamento anual superior a R$ 7 bilhões.

“Quando se superam os desafios de comunicação, são abertas portas para outros processos operacionais e negócios, envolvendo todas as áreas das cooperativas. No nosso caso, um exemplo são os negócios de compra de matérias-primas para as fábricas de ração”, ressaltou Moura.

O Foro de Agricultura de America del Sur, onde aconteceu o debate, é um evento internacional que discute o cenário global do agronegócio a partir da realidade sul-americana. Este ano o tema do fórum foi “O campo conectado – o grande desafio do século XXI”. A proposta era discutir as principais mudanças trazidas pela Agropecuária 4.0 e sobre como elas devem impactar a vida no campo.