Correio dos Campos

Cooperado da Frísia vence concurso de silagem

Promovido pela Fundação ABC, competição chega à décima edição e apresenta evolução na quantidade de leite produzida pelo rebanho da região dos Campos Gerais
23 de agosto de 2018 às 13:58

COM ASSESSORIAS – O cooperado da Frísia Cooperativa Agroindustrial, Reinaldo Jorge Schmidt, de Carambeí, foi o campeão do 10º Concurso de Silagem de Milho promovido pela Fundação ABC durante a Agroleite 2018. Como prêmio, Schmidt recebeu uma viagem técnica para os Estados Unidos. A silagem é o principal alimento do rebanho da região dos Campos Gerais, fundamental para o aumento da produção desta que é a maior bacia leiteira do país.

Dos dez colocados na competição, sete são cooperados da Frísia: Ricardo Tasior, 5º lugar (município de Teixeira Soares); Eduardo Teruo Baba, 6º lugar (Teixeira Soares); Leonardo Renato Los, 7º lugar (Carambeí); Cornélio Guilherme Los, 8º lugar (Carambeí); Cornélio João Harms, 9º lugar (Carambeí); e Nanci Dijkstra, 10º lugar (Carambeí).

“O resultado é reflexo do trabalho dos setores pecuário e agrícola. Nos últimos dez anos, cinco tiveram cooperados Frísia na primeira colocação. Isso é o impacto da produtividade da lavoura, mecanização e das recomendações técnicas. Nosso objetivo é produzir uma silagem de alta qualidade para que o produtor tenha eficiência econômica, produzindo excelente quantidade de leite com pouco investimento em ração”, afirma Jefferson Pagno, coordenador de Pecuária Leite da Frísia, que reforça: “houve um aumento da tonelada de leite por massa seca nos últimos dez anos devido à qualidade da silagem e aos cuidados na conservação do material”.

Neste décimo concurso, foram realizadas 248 inscrições de associados das três cooperativas mantenedoras da Fundação ABC – Frísia, Castrolanda e Capal. Todas as amostras foram analisadas no laboratório da fundação e pontuadas. A soma dos pontos culminou na lista das dez silagens campeãs.