Correio dos Campos

Curitiba recebe maior evento de Feijão e Pulses da América Latina

Fórum, que será realizado de 15 a 17 de agosto, irá discutir temas técnicos, desafios e oportunidades para a cadeia produtiva do setor
15 de agosto de 2018 às 15:42

COM ASSESSORIAS – A edição 2018 do Fórum Brasileiro do Feijão, Pulses e Colheitas Especiais tem o objetivo de debater temas técnicos, os desafios e as oportunidades para toda a cadeia produtiva, reunindo produtores, sementeiros, agrônomos, pesquisadores, empresários e outros profissionais ligados à agricultura.

O evento se tornou o maior do setor na América Latina e será realizado este ano em Curitiba (PR), entre os dias 15 e 17 de agosto. O espaço escolhido pelo Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (IBRAFE), que organiza o Fórum, é o Expo Unimed Curitiba, localizado dentro da Universidade Positivo e que conta com um amplo espaço para receber todos os visitantes. As inscrições podem ser feitas pelo site forumdofeijao.com.br/inscricao/.

O Fórum Brasileiro do Feijão, Pulses e Colheitas Especiais chega à sua sexta edição com uma programação que mescla os cenários mundiais da produção e comercialização; custos e aumento da produtividade; novas tecnologias; e evoluções de técnicas no campo. Será a oportunidade para o produtor ter contato com os pesquisadores e outros especialistas da área, trazendo benefícios para a cultura do feijoeiro.

Entre os palestrantes confirmados estão a jornalista Kellen Severo, apresentadora do Canal Rural, que irá apresentar uma panorama sobre a influência das eleições 2018 na Economia; Egon Schaden Junior, do Conselho Brasileiro do Feijão e Pulses (CBFP), que vai proferir palestra sobre a Organização Institucional da Cadeia Produtiva do Feijão e Pulses; e um representante do Global Pulse Confederation (GPC), associação sem fins lucrativos da cadeia de valor da indústria de Pulses, que no ano que vem promove uma convecção mundial no Brasil.

Parte da programação do Fórum está voltada para os avanços nas pesquisas, formas de manejo e possibilidade de aumento de produtividade. São os casos das palestras “Manejo sustentável da mosca-branca em sistemas de produção agrícola”, com Eliane Dias Quintela, da Embrapa; “Oportunidades e desafios para o biocontrole de doenças na cultura do feijoeiro”, com Murillo Lobo Junior, da Embrapa; e “Ferramentas biológicas para os Pulses: uso e eficiência agronômica”, com Robson Luz Costa, da Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico (ABCBio).

Haverá ainda a apresentação da “Construção da arquitetura do feijoeiro no manejo para alta produtividade”, por Pedro Henrique de Macedo Bernardes Junior, da Cerrado Consultoria; as tendências nas novas formas de consumo de Feijão e Pulses, com Cristina Pascual, do Senai, e uma degustação de pizza na qual a massa é produzida a partir da ferinha de Feijão. Paralelamente, Marcelo Eduardo Lüders, presidente do IBRAFE, vai entrevistar pesquisadores de diferentes instituições sobre os estágios em pesquisas relacionadas ao Feijão e Pulses que estão em andamento.

A programação do VI Fórum Brasileiro do Feijão, Pulses e Colheitas Especiais contempla ainda a agricultura sustentável e inteligente, tema que será abordado por Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá, da Embrapa. As perspectivas sobre o clima e seus impactos na produção não poderiam ficar de fora dos debates, que serão conduzidas pelo professor e pesquisador Luiz Carlos Baldicero Molion. O presidente do IBRAFE, Marcelo Eduardo Lüders, ainda levará aos participantes do Fórum as estimativas para a comercialização nacional e internacional de Feijões e Pulses entre 2018 e 2019.

A programação completa do Fórum está disponível no site www.forumdofeijao.com.br/programacao-2018/.