Correio dos Campos

Feira Medieval terá apresentação de combates reais

Apresentação da escola Ordem do Grifo e do Fogo será um dos destaques do evento.
13 de agosto de 2018 às 20:34

COM ASSESSORIAS – Na segunda edição da Feira Medieval do Parque Histórico de Carambeí, que acontecerá nos dias 18 e 19 de agosto, a Ordem do Grifo e do Fogo fará demonstrações de combates reais com técnicas históricas usando armas medievais.

A Ordem do Grifo e do Fogo é uma escola de artes marciais, de Curitiba, especializada em esgrima histórica segundo a tradição de Johannes Liecthenauer. Na instituição tem um time de Combate Medieval Histórico (HMB) e as disciplinas de sabre militar entre outras armas históricas.

“A escola trabalha com artes marciais históricas europeias, o HEMA (Historical European Martial Arts) sistemas marciais antigos, que evoluíram para esportes modernos é o caso da esgrima olímpica moderna, o boxe, o wrestling. Outros caíram em desuso devido a diversos fatores, como a evolução armamentista, é o caso do combate histórico em armadura Harnischfechten cai em declínio após a renascença e acaba desaparecendo”, explica Jean Muksen presidente da HEMA

O grupo faz pesquisa histórica para pode reconstruir os sistemas de HEMA’s, conta Muksen. “Buscamos fontes históricas como os manuais e tratados de combate escritos pelos grandes mestres do passado, que são nossas fontes primárias. Além dessas, usa-se como fontes secundárias a iconografia, evidências forenses, entre outras”.

Jean relata não existe perigo para os combatentes, pois todos utilizam equipamentos que garantem a segurança para a apresentação. “Atualmente, usamos equipamento moderno para garantir a proteção e simular uma luta sem armadura, permitindo usar uma ampla gama de técnicas sem ferir o oponente”.

O idealizador do evento e coordenador do Núcleo Educativo do Parque Histórico de Carambeí, Lucas Kugler, finaliza convidando o público para prestigiar os combates. “Na área externa do Parque, na Vila Histórica, a Ordem do Grifo e do Fogo fará demonstrações de combates utilizando armas medievais. Os combates são reais e é muito interessante assistir”.

Serviço:

Nos dias 18 e 19 de agosto acontecerá a II Feira Medieval do Parque Histórico de Carambeí. O ingresso para o evento será R$5, crianças até 12 anos e pessoas com traje medieval completo serão isentas da taxa.

O Parque abrirá ao público a partir das 11h, as atividades da Feira iniciarão às 13h. Mais informações pelos telefones 42 3231-5063 e 98433-4639.