Correio dos Campos

Como Federal, Pauliki mira criação de Distritos Regionais para a descentralização da geração de emprego e renda no PR

8 de agosto de 2018 às 14:29

COM ASSESSORIAS – Gerar emprego e renda e fomentar o desenvolvimento econômico e social regional. Este é um dos objetivos do candidato a deputado federal e atual deputado estadual Marcio Pauliki (SD). Um dos caminhos traçados pelo parlamentar é abrir a possibilidade legal para que os municípios possam criar Distritos Industriais Regionais. Pauliki, inclusive, já protocolou um projeto de lei na Assembleia Legislativa do Paraná para a criação de Distritos Regionais no estado.

“Não podemos pensar em desenvolvimento social sem pensar em geração de emprego e renda. Uma região desenvolvida, com indústrias e empresas, irá possibilitar avanços no campo econômico e consequentemente social”, ressalta Pauliki.

Para criar Distritos Industriais Regionais, a proposta do deputado é que os municípios devem ter o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) inferior a 0,75; população inferior a 100 mil habitantes e ainda possuir estudo de viabilidade técnica da área que ateste a condição de abrigar um distrito. “A criação de Distritos Industriais Regionais objetiva incentivar a industrialização, o desenvolvimento econômico e a geração de empregos”, ressalta Pauliki.

“As empresas que se instalarem nos Distritos Industriais Regionais poderão se habilitar no Programa Paraná Competitivo ou programa similar de estímulo ao desenvolvimento, conforme os critérios próprios de cada programa”, completa o deputado Pauliki.

Esse projeto de lei permite a criação de distritos regionais em todo o estado. “Já estamos em discussões avançadas para a criação dos distritos Regionais dos Campos Gerais, Centro-Sul e Norte Pioneiro”, afirma o parlamentar.

“Estou atuando para podermos contribuir decisivamente para o desenvolvimento de todas as regiões do nosso Paraná. Esse polo irá gerar empregos, renda e estimular o desenvolvimento social”, completa Pauliki, que é presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda na Assembleia Legislativa.

“É o momento de tornar as regiões competitivas economicamente para disputar mercado de atração de grandes empresas e fomentar o desenvolvimento regional. Na Câmara Federal, é necessário ter parlamentares com essa visão, que sejam ficha limpa e lutem por fazer a política do jeito certo e de resultados para a nossa sociedade”, ressalta Pauliki.