Correio dos Campos

Pauliki discute passos para a criação dos distritos industriais regionais

10 de julho de 2018 às 20:17

COM ASSESSORIAS – Presidente da Comissão da Indústria, Comércio, Emprego e Renda, o deputado estadual Marcio Pauliki se reuniu com o secretário Estadual Especial de Desenvolvimento Econômico, Virgílio Moreira Filho, para debater e apresentar propostas técnicas para a criação dos distritos industriais regionais.

Esta pauta está inserida no programa do governo ‘Mapeamento e Revitalização dos Distritos Industriais’ do Paraná. Pauliki apresentou especificações técnicas regionais e levantamentos realizados nos últimos oito meses para fomentar o desenvolvimento dos distritos regionais.

“Foi realizado um amplo estudo para fomentar o desenvolvimento regional por meio da criação de distritos industriais regionais. O projeto está, gradativamente, avançando para podermos ter um novo programa efetivo para a criação de emprego e geração de renda”, ressalta Pauliki.

O deputado já apresentou propostas para a criação de um Distrito Industrial Regional dos Campos Gerais, outro na região do Centro Sul e um na região do Norte Pioneiro.

O objetivo é dividir parte dos impostos gerados em municípios do entorno daquele que sediará os investimentos, a fim de criar um desenvolvimento regional.

Pauliki afirma que o projeto será no modelo chamado “50-50”. “A cidade sede do distrito irá ficar com 50% do ICMS gerado e os outros 50% serão divididos nas outras cidades que fazem divisa com o município sede”, informa o deputado. Ainda não foi definido qual o município que irá sediar o projeto.

As áreas a serem escolhidas são, de preferência, próximo a complexos industriais, que possam atrair indústrias satélites. “A principal intenção com esse projeto é o desenvolvimento regional. Não adianta desenvolver só uma cidade”, explica. Pauliki também pretende desenvolver um projeto de desenvolvimento da mão de obra para que os próprios moradores da região beneficiada possam ser empregados.