Correio dos Campos

Digital Agro começa amanhã

Feira que trata da tecnologia agrícola reúne as principais empresas de inovação do Brasil.
12 de junho de 2018 às 14:24
Foto: Rodrigo Covolan

COM ASSESSORIAS – A Digital Agro, feira nacional voltada inteiramente para soluções de tecnologia digital e inovações para o agronegócio, acontece nos dias 13 e 14 de junho. O evento é realizado pela Frísia Cooperativa Agroindustrial e tem a organização técnica da Fundação ABC.

Tecnologias de automação, Internet das Coisas, Big Data, nanotecnologia e sistemas em rede são alguns dos temas abordados durante a feira, que deve reunir um público composto por produtores rurais, acadêmicos e profissionais da área. A digitalização do campo traz técnicas inovadoras de precisão, que auxiliam na gestão dos negócios e permitem tomadas de decisão mais assertivas. A possibilidade de visualizar e integrar dados já é uma realidade que resulta em mais eficiência e oportunidades de crescimento, enquanto a conectividade possibilita a criação de redes inteligentes, que permitem a rastreabilidade e o monitoramento remoto dos processos produtivos.

Essas tendências têm grande influência e um forte impacto sobre as atividades no campo. Por isso, a feira conta com dois dias de programação, contemplando palestras, discussões e práticas. Dividido em quatro painéis, o evento deste ano abordará temas como a Agricultura e Pecuária 4.0, Megatendências e Inovação e Tecnologia do Futuro para o Agronegócio.

Os participantes poderão, no espaço Hall do Futuro, conhecer tecnologias que estão sendo desenvolvidas. A feira também será uma oportunidade para ver, na prática, o funcionamento de algumas soluções inovadoras. Os ingressos estão disponíveis pelo site www.digitalagro.com.br

Expositores

A segunda edição da Digital Agro contará com a presença de empresas que investem em soluções inovadoras que buscam ampliar a produtividade, reduzir os custos e auxiliar nas atividades do produtor rural. Como o agronegócio precisa cada vez mais de qualidade e quantidade de produção com reduzido aumento de área, os expositores vão apresentar softwares e aplicativos que atendam aos desafios para os próximos anos.

Para o superintendente da Frísia Cooperativa Agroindustrial, Emerson Moura, as inovações apresentadas na Digital Agro garantem a profissionalização necessária das propriedades rurais. “A tendência, que já está acontecendo, é o produtor ser mais gestor, tendo a visão macro dos custos, desafios, produtividade e ganhos. Tudo isso em um aparelho celular, independentemente de onde esteja. É esse caminho que queremos mostrar com a Digital Agro”, destaca.

A cerimônia de abertura começa às 19h, com a palestra “Agro 4.0: da biotecnologia ao Big Data, à Agricultura Sustentável e Inteligente”, ministrada pela chefe geral da Embrapa Informática Agropecuária, Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá. Silvia é mestre em Automação pela Unicamp e doutora em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de pesquisas Espaciais (INPE). A pesquisadora lidera projetos na área de engenharia de software, inteligência artificial e computação científica aplicada a agricultura.

Digital Agro

13 e 14 de junho (quarta e quinta)
Pavilhão de Exposições Frísia, anexo ao Parque Histórico
Carambeí (PR), distante 140 km de Curitiba
www.digitalagro.com.br