Correio dos Campos

Parceria entre Prefeitura e Parque Histórico cria novas ferramentas para alunos da rede pública

5 de junho de 2018 às 19:53

IMPRENSA/Carambeí – Representantes da secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) estiveram no dia 22 na Associação Parque Histórico de Carambeí(APHC) para discutir a elaboração dos livros paradidáticos de apoio das disciplinas de História e Geografia, destinado a alunos e professores da Rede Municipal de Ensino. O material tem previsão para ser lançado em 2019.

A parceria tem como objetivo elaborar material didático de apoio nas disciplinas de História e Geografia com a história do município e sua pluralidade cultural, abordando a importância da imigração holandesa e de todas as etnias na formação de Carambeí.

Felipe Pedroso, diretor cultural da APHC comenta que o Parque oferece em seu contexto museal possibilidades de trabalhar todas as disciplinas. Explica que o projeto “Levando o Museu para sala de aula” realizado pela equipe da APHC em trabalho diretamente nas escolas municipais de Ensino Fundamental também envolverá os alunos nesse contexto.

A secretária Municipal de Educação e Cultura, Ana Wieslava, argumentou que toda resposta da cultura de Carambeí se encontra no Parque Histórico e é fundamental criar mecanismos para que os alunos despertem para a busca desse conhecimento. “A parceria entre a SMEC e APHC é um passo importante nesse sentido onde nossos atuais alunos e futuras gerações possam entender e valorizar a história dos imigrantes que está atrelada a história de desenvolvimento do Município”, assinala Ana Wieslava.

A coordenadora de Projetos Educacionais da SMEC, Priscila Pauliki Solek comenta que a parceria que iniciou com roteiro histórico pedagógico, capacitação para as professoras das disciplinas de História e Geografia, segue com a visita do museu as escolas. A coordenação pedagógica da SMEC irá auxiliar os historiadores da APHC na elaboração do material paradidático.

Na oportunidade estiveram presentes a titular da SMEC, Ana Wieslava, o diretor departamento de Cultura, Rosnei Rodrigues, coordenadora de Projetos Educacionais da SMEC, Priscila Pauliki Solek, diretor Cultura da APHC, Felipe Pedroso, coordenador Educativo Lucas Kugler e a mediadora Mayara Rabe.