Correio dos Campos

Agência do Trabalhador de Carambeí atua de acordo com o Ministério do Trabalho

16 de maio de 2018 às 09:06

IMPRENSA/Carambeí – A Agência do Trabalhador de Carambeí atua no município desde 2000, possibilitando a inclusão de cidadãos no universo do trabalho, além de oferecer vários serviços como emissão da Carteira de Trabalho, Seguro desemprego, Programa Jovem Aprendiz e Microcrédito, dentre outros.

Os serviços da Agência são gratuitos e fazem parte do Sistema Público de Trabalho, Emprego e Renda do Governo do Paraná. Em Carambeí, a unidade é coordenada pelo servidor público, Sidney Aires Bourguignon, com a colaboração de mais dois servidores.

Ele explica que em média, no mês, são 20 vagas ofertadas para 100 candidatos encaminhados. O servidor ressalta, porém, que o encaminhamento segue rigorosa legislação do Ministério do Trabalho. “Para cada vaga é permitido o envio de cinco candidatos, todos os dados dos candidatos a vaga de trabalho são cadastrados e somente são conduzidos a entrevista aqueles que atendem aos requisitos exigidos pelo empregador”, esclarece.

Sidney Bourguignon comenta que é comum o usuário sair da Agência do Trabalhador contrariado, por não entender que seu perfil não atende as exigências das vagas disponíveis. “Nós atendemos a todos que nos procuram, mas infelizmente há pessoas que não entendem que a Agência é regida pelas regras do Ministério do Trabalho”, reforça.

Serviços da Agência do Trabalhador

Emissão da Carteira de Trabalho

A Carteira de Trabalho, requisitada através da Agência do Trabalhador, segue sistema de informatização do Ministério do Trabalho. Para a solicitação do documento é necessário obrigatoriamente a apresentação do CPF; se solteiro, Certidão de Nascimento, e para os casados, Certidão de Casamento. A emissão da carteira é totalmente informatizada, sendo a foto e impressão digital realizadas no ato da solicitação. O documento pode ser requerido a partir de 14 anos de idade.

Intermediação de mão de obra

Cadastro do trabalhador e análise do seu perfil profissional, facilitando o encaminhamento para vagas de emprego que correspondam às suas habilidades e necessidades, visando à permanência e a progressão do trabalhador no emprego.

Seguro desemprego

A Agência do Trabalhador ajuda o profissional dispensado sem justa causa, com direito ao seguro desemprego, a requerer o benefício. A ação da Agência do Trabalhador consiste em: preencher e encaminhar o requerimento; habilitar o desempregado ao benefício; intermediar a mão de obra; encaminhar o segurado para cursos de qualificação profissional do PRONATEC (quando ofertado pelos ministérios do Trabalho e da Educação).

Atendimento a pessoas com deficiência

É realizado de forma prioritária, visando o encaminhamento para vagas de trabalho destinadas a esse público.

Intermediação de pequenos serviços

Atendimento a profissionais autônomos que oferecem serviços a eventuais empregadores, em diferentes áreas de atuação.

Programa Jovem Aprendiz

Intermediação de mão de obra, voltada para o público jovem, na faixa etária de 14 a 24 anos, matriculado e frequentando escola, com proposta de inserção, permanência e progressão no mercado de trabalho.

Microcrédito

O Programa Banco do Empreendedor, da Fomento Paraná e da Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, facilita o acesso ao microcrédito a pequenos, médios e micro empreendedores. Com os recursos disponibilizados é possível realizar investimentos, fazer ampliação, ter capital de giro e abrir um novo negócio.

Serviço

A Agência do Trabalhador de Carambeí atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Av. dos Pioneiros, 345. Fone: (42) 3915-1023