Correio dos Campos

Inovação em Bibliotecas é tema de palestra em Ponta Grossa

Convergência de mídias faz parte da abordagem da atividade.
4 de Maio de 2018 às 18:05

COM ASSESSORIAS – Entre as atividades do IV Encontro Paranaense de Bibliotecários, com realização entre os dias 8 e 10 de maio, está a palestra “Bibliotecários entre a inovação e os leitores”, ministrada por Ursula Blattmann, professora da Universidade Federal de Santa Catarina na graduação e pós-graduação nas áreas de Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação.

A atividade acontece na quinta-feira (10/05) no campus central da Universidade Estadual de Ponta Grossa e visa abordar as inovações em bibliotecas e convergência de mídias. “A inovação significa adaptar um ambiente conforme as mudanças que permeia o nosso meio. Por exemplo, a informação no formato digital requer habilidades e competências em utilizar recursos para acesso e uso das fontes de informação”.

Ainda, segundo Ursula, antes um mapa estava impresso, hoje com um smartphone utiliza o serviço de localização, direciona trajetos pelo comando de voz e consegue tomar decisões com informações atualizadas sobre estradas, ruas, acidentes, radares e estimativas de rotas para conseguir evitar engarrafamentos e chegar com tranquilidade. “Nesse contexto cabe pensar em letramentos digitais. Isto significa conhecer quais os recursos, quais as vantagens e limitações de diferentes tecnologias da informação e comunicação”.

Ursula Blattmann possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestrado em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua desde 1993 como professora da Universidade Federal de Santa Catarina na graduação e pós-graduação nas áreas de Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação.

Participa em conselhos e corpo editorial de revistas técnicas e científicas. É Líder do Instituto de Pesquisas Biblion e pesquisadora no Núcleo de Pesquisas Arquivos Contemporâneos (NUPEAC) do Departamento de Ciência da Informação (UFSC). Desde 2011 atua na editoria da revista Ágora.

Interessados podem se inscrever para a palestra no site www.encontroprbibliotecarios.com.br. O valor é R$50 para profissionais e R$25 para acadêmicos.