Correio dos Campos

Biblioteca Prisional é tema de palestra em Ponta Grossa

Atividade acontece durante o IV Encontro Paranaense de Bibliotecários.
30 de abril de 2018 às 11:44

COM ASSESSORIAS – Na quarta-feira (09/05), Catia Lindeman, diretora regional sul e presidente da primeira Comissão Brasileira de Bibliotecas Prisionais, realiza a palestra “Biblioteca Prisional: Promovendo cidadania, oportunizando a inclusão e atuando como laboratório de remissão da pena”, durante o IV Encontro Paranaense de Bibliotecários.

Programada para acontecer às 9h30, a atividade aborda a atual situação das bibliotecas em presídios e o que a Agenda 2030 diz em relação a assistência social, que inclui o sistema carcerário. “As Bibliotecas Prisionais foram negligenciadas há mais de três décadas pela Biblioteconomia e pelos bibliotecários, são tomadas, tanto pelo governo quanto para muitos bibliotecários, como assistencialismo no cárcere, quando na verdade são prorrogativa legal, previstas na Lei de Execuções Penais Nº 7.210/84”, enfatiza Cátia.

Catia Rejane Lindeman é Bibliotecária formada pela Universidade Federal do Rio Grande. É Ativista de Biblioteconomia Social com atuação em Bibliotecas Prisionais e Mediação da Leitura para Populações Socialmente Vulneráveis, sendo responsável pela implantação de Biblioteca na maior Penitenciária do Interior do Estado do Rio Grande do Sul, transformando detentos em autores de obras literárias. Hoje é presidente e diretora da regional sul da primeira Comissão Brasileira de Bibliotecas Prisionais (CBBP).

As inscrições para as atividades do evento vão até 7 de maio pelo site www.encontroprbbibliotecarios.com.br. São três dias de palestra com valor de R$50 para público geral e R$25 para acadêmicos.

O IV Encontro Paranaense de Bibliotecários é realizado pela UEPG, através do Bicen e Nupepes, possui patrocínio do Colégio Sepam e ConSaúde, através da Lei Municipal de Incentivo a Grandes Eventos com Fluxo Turístico em Ponta Grossa, Caixa Econômica Federal, Fundação Araucária, EBSCO e ITMS Group.

O hotel oficial é o Planalto e possui como apoiadores a Universidade Estadual de Londrina, Instituto Nação de Valor, Universo da Leitura, Federação Brasileira de Biblioteconomia e Cientistas da Informação (Febab), Conselho Regional de Biblioteconomia 9ª região Paraná, Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Pedagogia Social e Educação Social (Nupeps – UEPG), Núcleo de Guias de Turismo de Ponta Grossa, Núcleo de Artesãos de P onta Grossa, Rede Gastronômica dos Campos Gerais e Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau.