Correio dos Campos

Educadores de Carambeí debatem rumo da Educação em Conferência Municipal

27 de abril de 2018 às 17:30

IMPRENSA/Carambeí – Mais de 400 pessoas participaram nesta sexta-feira,27, no Centro Municipal do Idoso (CCI), da solenidade de abertura da 3ª Conferência Municipal de Educação, que contou também com as presenças do prefeito Osmar Blum, vereador e presidente da Casa de Leis, Diego Macedo, presidente do Conselho Municipal de Educação, Katia Harms, presidente do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), Márcia Hornes, e da titular da secretaria Municipal de Educação e Cultura, Ana Wieslava. O evento foi marcado pela palestra do professor de Ciências Biológicas, Igor Ruan Dias Gonçalves, e pela apresentação de um grupo de crianças e adolescentes violeiros.

Na programação da manhã, o professor de Ciências Biológicas com especialização em Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia no Ensino Médio e em Saúde para professores, entre outros títulos, Igor Ruan Dias Gonçalves, falou sobre a importância do Plano Nacional da Educação/Sistema Nacional de Educação e perspectivas futuras. O professor Igor foi delegado das etapas municipais, em Ponta Grossa, da Conferência Nacional da Educação em 2019 e 2013.

No período da tarde, o evento teve continuidade na Escola Municipal Jose Pedro Novaes Rosas, com a reunião de grupos de educadores que compõem os oito eixos. Os grupos compostos por escolas trabalharam nos eixos temáticos, que foram estudados previamente, por meio de um documento referência do Conselho Nacional de Educação.

A coordenadora pedagógica da secretaria Municipal de Educação e Cultura e uma das responsáveis pela conferência, professora Maria Esser, explica que o resultado do estudo e debate dos temas propostos nos eixos será transformado em documento que seguirá para a conferência Intermunicipal, onde terão representantes de Carambeí.

Ela comenta que a palestra do professor Igor Gonçalves foi de extrema importância para a execução dos trabalhos dos grupos. “O palestrante abriu os horizontes das professoras, motivando-as para uma educação voltada a qualidade dando ênfase no lado técnico e humano”, ressalta.

Na oportunidade da abertura do evento, além da apresentação dos violeiros, alunos do Studios Rosnei, as crianças Ana Luiza Siqueira, 9 anos, cantou a música “Tocando em Frente” e Marcelo Braga Borba, 9 anos, emocionou o público com a interpretação da música “A Flor e o Beija-Flor”. Os violeiros foram acompanhados pelo berranteiro Carlos Rodrigues Moreira.