Correio dos Campos

Aliel assume a vice-liderança da oposição na Câmara

Parlamentar foi escolhido pelos deputados para ser um dos representantes da oposição.
27 de abril de 2018 às 15:28

COM ASSESSORIAS – O deputado federal Aliel Machado (PSB-PR) foi escolhido pelo partido para compor a vice-liderança da oposição ao governo Temer na Câmara dos Deputados. Aliel, que já é um dos maiores opositores ao governo e luta contra a retirada dos direitos da população, agora ganha mais força para enfrentar as ações do atual governo. “É um desafio ter sido escolhido para ocupar este espaço na Câmara. Mas sabemos que agora poderemos trabalhar de forma mais intensa contra os desmandos deste governo, além de termos a possibilidade de fazer uma fiscalização ainda mais detalhada das ações arbitrárias que tiram os direitos dos trabalhadores”, explica Aliel.

Como vice-líder da oposição Aliel pode pedir a verificação de votos para aumentar a transparência nas sessões realizadas no plenário e terá mais espaço para tratar de assuntos de interesse nacional. “É muito importante ter um grupo que confronte o governo de forma clara e responsável e que defenda a população brasileira que mais depende do poder público. É isso que já fazemos e vamos continuar fazendo”, afirma ele.

A Liderança de Oposição foi criada oficialmente no último dia 13 de março, para equilibrar as representações na Câmara, já que o governo teria duas posições (líder do governo e da maioria) e a oposição apenas uma (líder da minoria). O argumento da casa para a criação da nova liderança é de que assim como existe líder da Minoria, havia a necessidade de se estabelecer uma liderança contraposta a do Governo. Pelo regimento interno da Câmara Federal, a Oposição poderá utilizar a palavra no plenário pelos mesmos oito minutos que já são garantidos à Minoria. Reunidos, os partidos de oposição representam 25,5% da composição da Câmara, ou 131 parlamentares.