Correio dos Campos

Palestra sobre gênero faz parte do IV Encontro Paranaense de Bibliotecários

A palestra tem como objetivo discutir e fomentar o debate sobre gênero e as discriminações em bibliotecas.
26 de abril de 2018 às 17:17

COM ASSESSORIAS – Entre os palestrantes do IV Encontro Paranaense de Bibliotecários está Carlos Wellington Soares Martins, mestre em Desenvolvimento Socioespacial e Regional pela Universidade Estadual do Maranhão, que no dia 9 de maio ministra a atividade intitulada “Enfoque de gênero em unidades de informação e na prática da/o profissional bibliotecária/o”.

A palestra tem como objetivo discutir e fomentar o debate sobre gênero e as discriminações em unidades de informação trazendo elementos para que o profissional reveja práticas reprodutoras de preconceitos por falta de informação.

Segundo Carlos, sua graduação em biblioteconomia é enfatizada no caráter humanista, e por isso, nada mais natural apresentar pautas que discutam a inserção de grupos minoritários no atendimento de suas necessidades enquanto cidadãos. “Dois fatores me impulsionaram para desenvolver este trabalho e realizar pesquisas voltadas ao enfoque de gênero, o fato de ser sujeito pesquisador e fazer parte destas minorias, e também por sempre ter primado pela orientação humanista em minhas práticas enquanto profissional”.

A palestra é aberta a todos os interessados e as inscrições devem ser feitas no site www.encontroprbibliotecarios.com.br até o dia 8 de maio. O valor é R$50 para profissionais e R$25 para acadêmicos.

O IV Encontro Paranaense de Bibliotecários é realizado pela UEPG, através do Bicen e Nupepes, possui patrocínio do Colégio Sepam e ConSaúde, através da Lei Municipal de Incentivo a Grandes Eventos com Fluxo Turístico em Ponta Grossa, Caixa Econômica Federal, Fundação Araucária, EBSCO e ITMS Group.

O hotel oficial é o Planalto e possui como apoiadores a Universidade Estadual de Londrina, Instituto Nação de Valor, Universo da Leitura, Federação Brasileira de Biblioteconomia e Cientistas da Informação (Febab), Conselho Regional de Biblioteconomia 9ª região Paraná, Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Pedagogia Social e Educação Social (Nupeps – UEPG), Biibliotheca, Núcleo de Guias de Turismo de Ponta Grossa, Núcleo de Artesãos de Ponta Grossa, Rede G astronômica dos Campos Gerais, Rede Gastronômica dos Campos Gerais e Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau.