Correio dos Campos

Perícia aponta falsificação de assinaturas em documento da Câmara de Carambeí

Pedido de constituição de Comissão Especial de Investigação para averiguar o caso foi feito no último dia 20, pelo vereador Elio Ratinho (PT).
25 de abril de 2018 às 19:00

REDAÇÃO/Correio dos Campos – A falsificação de assinaturas em um documento da Câmara Municipal de Carambeí movimentou o legislativo durante a última semana. Através de uma licitação, a Casa de Leis contratou um perito grafotécnico para verificar a autenticidade de cinco assinaturas feitas em um ofício.

A reportagem do Correio dos Campos entrou em contato com o presidente da Câmara, Diego Macedo, que comentou o trâmite do pedido de instauração de uma Comissão Especial de Investigação, proposto na última sexta-feira (20) pelo vereador Elio Ratinho (PT), para apurar a questão das assinaturas lançadas no documento.

De acordo com Macedo, a suspeita surgiu após a procuradora da Casa constatar diferenças nas assinaturas.

O parecer técnico, composto por 52 páginas e emitido pelo perito responsável pelo caso, Marco Aurélio Marinho, filiado ao Conselho Nacional dos Peritos Judiciais da República Federativa do Brasil – Conpej, aponta que houve falsificação das assinaturas dos vereadores Antonio Joel Coza (DEM) e Emerson Sheik (PSC). A análise realizada constatou a autenticidade das assinaturas dos vereadores Jeverson Gomes da Silva (PDT), Paulo Valenga (PDT) e João Penteado (DEM).

O presidente da Câmara explica que “o pedido da CEI foi protocolado para apurar quem pode ter falsificado as assinaturas, visto que já houve a contratação de um perito grafotécnico que apurou que houve a falsificação, porém, sem apontar quem o fez e que por isso só pode ser levantado durante uma investigação”, disse.

Ainda segundo informou Macedo, o pedido irá passar pela análise da Mesa Executiva. “Decidindo pelo encaminhamento ao Plenário, o pedido será lido, discutido, votado e se aprovado, será constituída a Comissão que, depois de nomeados os seus membros pelo Presidente da Casa, irá fazer seu trabalho de investigação que ficará apenas a cargo dos membros da Comissão”, declarou.

O pedido de CEI que foi protocolado recai sobre os vereadores Antonio Joel Coza (DEM), Emerson Sheik (PSC), Jeverson Gomes da Silva (PDT) , João Penteado (DEM) e Paulo Valenga (PDT), todos subscritores do documento em que foram constatadas as falsificações.