Correio dos Campos

Clube de Bezerras incentiva crianças na atividade familiar

Cuidar de animais desde o nascimento, observar a alimentação, acompanhar o desenvolvimento, analisar o peso, a saúde e o bem-estar dos filhotes são algumas das atividades realizadas pelas crianças que participam do Clube de Bezerras, programa que a Cooperativa Frísia mantém com crianças de 8 a 15 anos.
13 de abril de 2018 às 10:14
Apresentação do Clube de Bezerras acontece durante a Expofrísia. Foto: Raul Voorslyys.

COM ASSESSORIAS – Realizado durante todo o ano, o Clube de Bezerras é coordenado pelo setor de Pecuária Leiteira da Frísia e atende filhos de cooperados ou de colaboradores de propriedades, que aprendem desde cedo como cuidar dos animais. O programa contribui com a sucessão familiar, fazendo com que as crianças conheçam e despertem o interesse pelo trabalho com a atividade leiteira.

O trabalho do Clube de Bezerras conta com o acompanhamento de equipe técnica, que realiza visitas e ensina as crianças diretamente na propriedade. Desde o nascimento da bezerra, o técnico orienta sobre as informações necessárias que devem ser coletadas pelas crianças. “Eles pesam e medem cada animal, acompanham a engorda e alimentam. A criança pega gosto pelo tratamento e os pais se animam ao ver os filhos participando dos trabalhos na propriedade”, explica Lucas dos Santos, responsável pelo programa na Frísia.

Para a Expofrísia, feira agropecuária realizada pela cooperativa, as crianças preparam e levam os animais para a pista. O entrosamento do preparador e do animal é analisado e percebido pelo juiz, que julga não somente a bezerra, mas também a interação entre o puxador e a criação. “O andar da bezerra, a postura, a desenvoltura, a pelagem, o tamanho e os cuidados são percebidos no julgamento. No Clube de Bezerras, a criança começa a entender isso desde o nascimento do animal e quer levar a bezerra na sua melhor forma para a avaliação”, conta Jefferson Pagno, coordenador de Pecuária Leiteira.

As crianças que participam do Clube de Bezerras são treinadas para “puxar” os animais em pista durante a feira. Para estimular ainda mais a participação, foi criada a Copa dos Puxadores, competição que reúne crianças da Frísia, Castrolanda e Capal, que se apresentam nas feiras das três cooperativas, pontuam e são premiadas como melhores puxadores. A primeira etapa acontece na ExpoFrísia, em abril.

Outro incentivo é o “Fraldinhas”, realizado durante a feira, quando qualquer criança da comunidade – desde que acompanhada dos pais e pré-inscritas – podem puxar um animal em pista. “Todo este trabalho com crianças é uma forma de mostrarmos as atividades pecuárias à sociedade e ao público em geral. Muitos cooperados nossos já foram participantes do Clube de Bezerras e hoje são os filhos deles que estão puxando os animais em pista. O carinho e o afeto que são gerados entre a criança e a bezerra é emocionante. É como um animal de estimação e esse laço criado incentiva a criança a dar continuidade à criação”, conclui Pagno.

Venha conferir!

A apresentação do Clube de Bezerras acontecerá na quinta-feira, 26 de abril, às 19h, no Pavilhão de Exposições Frísia – anexo ao Parque Histórico de Carambeí.
A Copa dos Apresentadores será no sábado, às 10h30.

Participe da Expofrísia 2018! Mais informações e programação completa no www.expofrisia.com.br. Entrada gratuita.